‘Grupos de Promoção da Saúde’, atendem 17 Unidades Básicas em Várzea Grande

Saúde e Qualidade de Vida

0

‘Saúde e Qualidade de Vida’, este é o conceito do programa ‘Grupos de Promoção à Saúde’, que a secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande desenvolve, junto aos seus colaboradores e população em geral, usuárias das Unidades Básicas de Saúde.

Os grupos são formados, pelas equipes multidisciplinares das Unidades Básicas de Saúde, envolvendo médicos, enfermeiros, agentes de saúde, além dos profissionais da Educação em Saúde, e de equipes da Secretaria Municipal de Educação, e nutricionistas.

O programa consiste, em promover o bem estar de todos, com ações que reduzam o estresse do dia a dia, como o incentivo a práticas saudáveis, alimentação orientada, e atividade física laboral.

Os grupos se juntaram ao Programa Hiperdia, que já possui nas Unidades Básicas de Saúde o cadastro e acompanhamento de todos os pacientes hipertensos e diabéticos de cada comunidade, que já garantem o tratamento e controle das doenças, para uma melhor qualidade de vida a estes pacientes.

“Fazem parte hoje do Programa de Promoção à Saúde, os pacientes do programa Hiperdia, incluindo os obesos, com risco nutricional, grupos de idosos, gestantes e servidores da saúde. Inserimos recentemente servidores da Unidade Central- administrativo da secretaria de Saúde- com atividades laborais, duas vezes na semana. Entendemos que a capacidade de apresentar um bom desempenho no trabalho está diretamente relacionada às condições de saúde do trabalhador, bem como da população em geral. Este Novo Programa é capaz de fornecer as bases necessárias para a construção de qualidade de vida no ambiente laboral e em casa”, disse, o superintendente da  Atenção Básica à Saúde, Geovane Renfro, lembrando ele que segundo a Organização Mundial da Saúde, o conceito de saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade. A qualidade de vida é um dos meios para alcançar uma vida saudável.

Para o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, promover ações que reduzam o estresse e constituem um reforço na qualidade de vida de todos, é muito importante para a Saúde Pública. Os resultados são vantajosos tanto para os pacientes, quanto para os colaboradores e profissionais da Saúde Pública.

“Já inserimos o programa em 17 Unidades Básicas de Saúde, e mais na Unidade Central Administrativa. Todos participam e se envolvem nas atividades, o que é melhor, o Programa tem referência e orientação de profissionais. Acreditamos que na Saúde Pública 90% das doenças são preveníveis, e a população pode procurar nas Unidades Básicas, a prevenção de doenças, orientações, fazer exames, aferir pressão, ter medicamentos básicos necessários para o controle de doenças. Esse é o papel da Atenção Básica de Promoção da Saúde”, explicou o secretário.

Para a enfermeira e responsável Técnica do Programa Amanda Cristina de Oliveira Rosa, a atividade física está diretamente relacionada à saúde e à qualidade de vida de todos, sendo os benefícios das atividades físicas inúmeros e justificam qualquer esforço para sua implantação por meio do ‘Grupos de Promoção à Saúde’. Também a qualidade da alimentação é a base de sustentação da saúde de qualquer pessoa. Para esse fim, pretendemos uma mudança nos hábitos alimentares por meio de um programa de reeducação alimentar.

“Inserimos o profissional de nutrição, primeiramente ESF do Bairro Manaíra. A partir de uma avaliação inicial personalizada com um nutricionista, cada integrante recebeu as orientações e um roteiro alimentar específico para cada caso. Assim, condições físicas, doenças preexistentes, estilo de vida e preferências alimentares foram consideradas na abordagem e no acompanhamento nutricional, além da condição financeira, para inserir alimentos dentro do que se pode comprar ou não. Foram inseridos os pacientes hipertensos, diabéticos, obesos e risco nutricional, para esta primeira etapa. Foram dadas orientações primeiramente sobre o que é alimentação saudável, após consultas individuais, com direito a retorno em 15 dias. Esta foi a primeira experiência que será estendida para as demais unidades que já possuem o Programa. É livre a participação. A pessoa que se interessar deverá fazer sua ficha de inscrição na Unidade de saúde do seu bairro.

-Unidades de Saúde que possuem o Programa ‘Grupos de Promoção da Saúde’:

– Horário início das atividades: 7h

-Segundas -feiras:

ESF do Souza Lima; UBS do Limpo Grande e UBS do Jardim Eldorado.

-Terças-feiras:

Clínica do Marajoara; C.S Nossa Senhora da Guia; UBS Santa Isabel

– Quartas-feiras:

C.S Água Limpa; ESF do Manaíra; Clínica do Parque do Lago

-Quintas-feiras:

UBS do Cabo Michel, ESF do Água Vermelha, ESF Vila Arthur

-Sextas-feiras;

ESF da manga; ESF do São Mateus; ESF do Capão Grande; ESF Aurília Curvo.

OBS/ Na Unidade de Saúde do Flor do Ipê, a comunidade faz as atividades todas as sextas-feiras no Parque Municipal Flor do Ipê.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here