A Polícia Civil cumpriu, no final da tarde desta terça-feira (18), um mandado de prisão contra o secretário André Luis Torres Baby, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
Ele é um dos alvos da Operação Polygonum, que apura a prática de fraudes no Cadastro Ambiental Rural da secretaria.
A prisão de Baby foi decretada pelo desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Segundo informações preliminares, o secretário estava em viagem e, assim que retornou a Cuiabá, foi detido.
Mais de 20 pessoas foram presas durante as três fases da operação, coordenada pela Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE).
Desde a primeira fase – deflagrada em 13 de agosto – foram contabilizadas mais de 20 prisões e dezenas de buscas e apreensões.
O primeiro preso na operação, em agosto deste ano, foi o então superintendente de Regularização e Monitoramento Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), João Dias – que voltou a ser preso na segunda fase da Polygonum, em setembro.
Ainda na Sema, foram apreendidos dezenas de documentos e processos, além do espelhamento da base de dados do órgão ambiental.
O material está sendo analisado por uma equipe da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e por analistas ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Pelo menos 595 Cadastros Ambientais Rurais estão sendo investigados por suspeita de fraudes.
O CAR
O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito (pantanais e planícies pantaneiras) e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.
O CAR é uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.