Raquel Dodge pede ao STF abertura de mais cinco inquéritos para investigar Temer

Pedidos foram encaminhados ao ministro Luís Roberto Barroso. Procuradora-geral denunciou Temer nesta quarta (19) por corrupção e lavagem de dinheiro no caso dos portos.

0

Por:G1

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu nesta quarta-feira (19) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de mais cinco inquéritos para investigar o presidente Michel Temer.

Também nesta quarta, Raquel Dodge denunciou Temer pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na edição do chamado decreto dos portos. O presidente nega irregularidades.

Esta é a terceira vez que o presidente é denunciado pelo Ministério Público Federal – caberá à Câmara autorizar a Justiça a analisar o caso. Nas outras duas denúncias, os deputados barraram as investigações, e os processos só serão retomados quando Temer deixar a Presidência.

Raquel Dodge quer que, no dia 1º de janeiro, quando Temer deixar o Planalto, as investigações sobre o presidente sejam enviadas a juízes dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A procuradora esclareceu que Temer não poderia ser denunciado por alguns desses fatos porque a Constituição proíbe que um presidente resposta por fatos que não se refiram ao mandato.

“Considerando o iminente fim do mandato da autoridade com foro por prerrogativa funcional perante a Corte Maior, requeiro a instauração de inquérito e seu imediato declínio a partir de 1º de janeiro de 2019”, pediu Dodge.

Raquel Dodge denuncia Temer no inquérito dos portos
Jornal Nacional
Raquel Dodge denuncia Temer no inquérito dos portos

Raquel Dodge denuncia Temer no inquérito dos portos

Os inquéritos

Saiba os inquéritos pedidos pela PGR:

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here