Por: A Gazeta
O sorteio das casas do residencial Nico Baracat 3 tem gerado revolta e desconfiança entre os inscritos para concorrer aos imóveis. Os candidatos alegam falta de transparência e uma mulher ainda denunciou ao conhecer 4 pessoas da mesma família que foram contemplados.
Segundo a mulher, que mora no Pedra 90, as sorteadas moram próximo a sua casa e comemoraram ao encontrar os nomes na lista de escolhidos. Ela foi averiguar e encontrou os nomes das vizinhas na lista.
“Eu fiquei triste por não ter recebido, mas eu e meu marido trabalhamos e conseguimos pagar o aluguel. Mas fico revoltada por quem não tem como pagar”, informou a denunciante.
De acordo com a mulher, dois dos conhecidos dela moram no Nico 1 e tiveram parentes sorteados.
Após a divulgação da lista, muitas pessoas questionaram como e quando foram feitos os sorteios, visto que não houve anuncio prévio da seleção.
“Cartas marcadas. Temos que correr atrás, pra ser sorteio aberto ao público e transparente”, disse um internauta. “Foi fraudulenta esse sorteio. Vamos fazer mais uma manifestação gente”, convoca outro leitor.
“Palhaçada isso até ontem não tinha previsão para sorteio aí do nada já saiu a lista de sorteados? Isso é uma falta de Respeito com o povo”, diz mais um das dezenas de comentários.
Segundo apurado pela reportagem, haverá manifestação nesta sexta-feira (10), às 13h, na Secretaria Municipal de Habitação.
Outro lado
Sobre o processo de inscrição no programa habitacional Minha Casa Minha Vida, a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária informa que:
– Cada família possui um CadÚnico e um responsável familiar. Esta pessoa é responsável por manter o cadastro atualizado e também pela veracidade das informações prestadas sobre os membros da família.
– O que caracteriza uma família nesse caso é a dependência financeira, portanto, irmãos podem pertencer a um mesmo CadÚnico ou não, isso irá depender se ainda se constituem como família ou se já possuem as suas próprias, com marido, filho ou se vivem de maneira independente.
– Entretanto, como a inscrição no programa Minha Casa Minha Vida é feita com base no CadÚnico, o sistema não aceita duas pessoas de um mesmo CadÚnico, ou seja, de um mesmo núcleo familiar inscritas. Portanto, apenas o responsável familiar pode se inscrever no programa Minha Casa Minha Vida. Se irmãos estiverem cadastrados como parte do mesmo núcleo familiar, parte do mesmo CadÚnico, apenas uma inscrição será aceita. Mas se irmãos já constituírem cada um suas próprias famílias, independentes financeiramente e cada um possuindo seu próprio CadÚnico, então as inscrições de ambos serão aceitas para o programa habitacional.
– Pelas várias possibilidades de constituição familiar é que a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária pede que as denúncias de irregularidades nos processos do programa Minha Casa Minha Vida sejam encaminhadas para equipe técnica especializada da Pasta, para que seja feita análise criteriosa de cada situação, buscando sempre a transparência e lisura do processo.