O piloto de motocross Gilmar Pereira Flores, mais conhecido como Joaninha, se recupera bem após uma cirurgia por causa de uma fratura no fêmur, em decorrência de uma queda em uma competição em Atibaia (SP), no domingo (2). Ele está consciente e permanece internado.
Em nota a equipe do piloto, que também é vereador de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá), afirmou que “os procedimentos foram bem sucedidos e concluídos no início da noite. (…) Ele está consciente e conversando”.
Na queda durante uma manobra, Joaninha teve fraturas no fêmur da perna esquerda e na costela, que causou uma lesão nos pulmões.
O piloto está internado na Santa Casa de Atibaia. Mais informações sobre o estado de saúde serão divulgadas nesta segunda-feira.
Confira o momento do acidente
O piloto Gilmar Gilmar Pereira Flores, conhecido como Joaninha, sofreu um acidente após realizar um salto durante prova neste domingo (02), o Duelo de Motos em Atibaia (SP). Ele participava de uma das maiores provas de motocross do Brasil.
O duelo e o acidente foram transmitidos ao vivo pela TV Globo.
Joaninha, que é natural de Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá), tentou realizar uma manobra arriscada, no entanto, perdeu o controle da moto e não conseguiu executar o salto.
Ele foi atendido imediatamente por uma equipe de bombeiros civis. Ele saiu da pista consciente e acenando para o público.
De acordo com nota divulgada pela assessoria da equipe J99, ele teve uma fratura fêmur da perna esquerda e na costela, por conta do ferimento na costela ele acabou fraturando os pulmões, gerando um pneumotórax laminar (acúmulo de ar entre a pleura e a caixa torácica). Ele está internado na Santa Casa de Atibaia-SP.
“Neste momento ele está sendo submetido a uma cirurgia para o ferimento na perna. Posteriormente fará a colocação de um dreno de tórax, procedimento considerado relativamente simples, porém necessário para evitar eventuais complicações respiratórias. Ainda não há data definida para esse segundo procedimento e não há previsão de alta”, disse a equipe em nota.
Joaninha ficou famoso no motocross por ser o primeiro piloto brasileiro a realizar o backflip (looping invertido). Ele é hexacampeão da Copa Brasil de Motocross Freestyle. Por conta do acidente, o mato-grossense está fora do campeonato.
Veja os vídeos