Aproximação e planejamento viabilizam ações de prevenção ao crime

0

Partindo da premissa de que a integração e a aproximação do Ministério Público junto às instituições policiais servem como balizador de eficácia do controle externo da atividade policial, a 19ª Promotoria de Tutela Coletiva e Segurança Pública de Cuiabá promoveu no ano passado 58 visitas institucionais a batalhões, delegacias e demais órgãos das polícias Civil e Militar, localizados na Capital. A aproximação possibilitou o compartilhamento de informações e planejamento de ações de prevenção à criminalidade.

Foi a partir da constatação in loco das deficiências estruturais dessas unidades, por exemplo, que o Ministério Público viabilizou a destinação de valores e materiais oriundos de Termos de Ajustamento de Conduta para aquisição de leitores biométricos para todos os batalhões das unidades militares de Cuiabá; certificados digitais para a Polinter; computador à 4ª Companhia da Polícia Militar; materiais para a reforma da quadra de esportes do 3º Batalhão da Polícia Militar.

O promotor de Justiça Reinaldo Rodrigues de Oliveira Filho ressalta que, além da imprescindibilidade de controle ministerial sobre as diligências policiais, incumbe ao Ministério Público Brasileiro o cumprimento do denominado controle externo extraprocessual. “Também cumpre ao Ministério Público verificar as carências e fragilidades institucionais e, a partir daí, acionar os órgãos correicionais acerca das irregularidades constatadas e/ou compelir as autoridades públicas para que exerçam o mister constitucional”, explicou.

Como último ato semestral do controle externo da atividade policial, em 2019 o MPMT se reuniu com o governador do Estado, Mauro Mendes, quando foram apresentadas todas as vulnerabilidades constadas nas visitas realizadas junto às unidades policiais.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here