Energia elétrica lidera ranking de reclamações no Procon-MT

A área de serviços essenciais se mantém no topo do ranking de janeiro de 2020, com 1.728 registros - quase 60% do total de registros via sistema

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O Procon estadual contabilizou 4.440 registros em janeiro de 2020, o que representa um aumento de 75% em relação ao primeiro mês de 2019. Foram 2.911 atendimentos na forma presencial, via Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), e 1.529 online, pela plataforma www.consumidor.gov.br.

Pelo Sindec, a área de serviços essenciais se mantém no topo do ranking de janeiro de 2020, com 1.728 registros – quase 60% do total de registros via sistema. Energia elétrica segue como o assunto mais reclamado: 1.115 reclamações registradas. Atrás de energia aparecem água/esgoto, com 314 reclamações, e telefonia celular, com 176.

Nesses três assuntos que ocupam o topo do ranking, a cobrança indevida/abusiva é o problema mais reclamado pelos consumidores, sendo energia elétrica com 1.027; água/esgoto, 287; e telefonia celular, com 105.

Em segundo lugar no ranking aparece a área de assuntos financeiros, que fechou janeiro com 552 reclamações, sendo: 158 registros para o assunto cartão de crédito, 148 para banco comercial e 104 para financeira.

A terceira posição ficou com a área produtos, com 326 registros. Para o assunto combustível automotivo (gasolina, álcool, diesel, gás) foram 66 reclamações; telefone (convencional, celular, interfone), 33; e eletroeletrônico importado, 17.

A área serviços privados ficou na quarta posição, com 229 registros. No assunto escola (pré, 1º, 2º graus e superior foram registradas 34 reclamações; Estabelecimento comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.) teve 33; e TV por assinatura (cabo, satélite), 23 registros.

A área saúde ocupa o quinto lugar do ranking com 62 reclamações. Em seguida aparece a área habitação com 10 registros. A sétima e última posição do ranking é ocupada pela área alimentos, com quatro registros.

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