Na Capital e no interior, equipes de policiais civis estão também atuando na rua, na fiscalização do cumprimento das medidas determinadas pelo Governo do Estado, que estabelece a redução da disposição em bares, restaurantes e similares.
Os trabalhos essenciais de atendimentos de flagrantes e outros crimes graves seguem normalmente nas unidades policiais.
Em Cuiabá a Delegacia Especializada do Consumidor (Decon) é uma das unidades que atua nas ruas, em conjunto com outras instituições, com objetivo de garantir a não aglomeração e circulação de pessoas nas áreas públicas e privadas.
Para o delegado de polícia Gutemberg Lucena, de Água Boa (730 km a leste de Cuiabá), região onde os trabalhos de fiscalização também são realizados, a adoção de medidas preventivas, especialmente o isolamento social, permite que se freie a possibilidade de contaminação da população. “Não podemos esperar a crise se instalar em nosso meio, porque aí a questão já se agrava, tornando mais difícil a solução. Prevenir também significa auxiliar as equipes de saúde a se programarem, caso sejam necessárias intervenções mais rígidas. A sociedade deve entender que todos devemos ser solidários e nos sacrificar um pouco para evitar um mal maior”.
O delegado destaca ainda que a atuação dos agentes de segurança pública é fundamental para garantir a eficácia da prevenção. “Por isso, pedimos que as pessoas respeitem todas normativas de prevenção e controle. O comportamento social vai ser decisivo na evolução dos danos na saúde pública e nós, da segurança, atuaremos de forma a garantir que esse comportamento seja adequado e justo com toda coletividade”, destacou Gutemberg Lucena.
Na cidade de General Carneiro (442 km a leste da Capital), equipe da Polícia Civil atuou junto com equipes de saúde do município em visitas a estabelecimentos comerciais para esclarecer sobre as determinações sanitárias e orientações e prevenção.
Em Tabaporã (643km ao norte), equipes da Delegacia da Polícia Civil, em parceria com a Polícia Militar, promoveram ação conjunta nesta semana para orientar a população sobre a prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). A ação realizada por meio de carro de som passava informações nos bairros reforçando a importância do distanciamento social e da redução da circulação de pessoas nas ruas e ambientes fechados. “A única forma de diminuir os efeitos do coronavírus é ficando em casa. Com menos pessoas foram infetadas, teremos menos casos graves, e mais vidas serão preservadas”, disse o delegado Albertino Félix Junior.
Em Alta Floresta, as forças de segurança do município também realizaram ações orientativas nesta quinta-feira, no comércio e junto à população.