Esperada há mais de 30 anos, a pavimentação da rodovia MT-129, que liga o munícipio de Gaúcha do Norte às demais cidades de Mato Grosso, será realizada graças à parceria público-privada conhecida como PPP Social, firmada entre o Governo do Estado e a Associação de Manutenção e Extensão da MT-129 (AMEX).
A assinatura do termo de colaboração foi realizada pelo governador Mauro Mendes, o vice-governador Otaviano Pivetta, o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, o presidente da AMEX, Ari do Prado, e acompanhada pelo prefeito de Gaúcha do Norte, Voney Goiano.
Com a colaboração, o Governo do Estado e associação se unem para pavimentar 39,04 quilômetros da MT-129, no trecho da MT-020 (Rio Alegre) até chegar ao município de Gaúcha do Norte. Os investimentos serão da ordem de R$ 32 milhões e essa será a primeira etapa das obras de pavimentação.
Do montante investido, R$ 27 milhões serão repassados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e os outros R$ 4,9 milhões serão a contrapartida da associação, para que possam executar a obra na rodovia, que é uma importante ligação do município com Paranatinga.
De acordo com o presidente da AMEX, Ari do Prado, o interesse da associação por assumir o compromisso de auxiliar o Estado na pavimentação ocorreu em razão da grande dificuldade que os produtores encontram para escoar a produção da região, que tem apenas as rodovias não-pavimentadas MT-129 e a MT-427 e a BR-242 como acessos.
Presidente da AMEX, Ari do Prado, celebrado termo de colaboração
Hoje o município possui mais de 220 mil hectares de Soja, um rebanho Bovino de 170 mil cabeças de gado e um cultivo de um milhão de pés de Seringueira e os produtores demoram cerca de quatro a cinco horas para realizar o trajeto da MT-129, por falta de asfalto.
“Nós unimos os produtores e vamos fazer a colaboração de uma saca de soja por hectare, para que possamos arrecadar o valor e inteirar o que o Estado já está destinando, para poder realizar essa obra. A pavimentação é um clamor geral da população e de todo cidadão de Gaúcha do Norte. Em época de chuva, às vezes, você nem consegue sair do município”, disse.
Ainda segundo Ari, essa primeira parceria social é o pontapé inicial para que novas parcerias para execução das obras de pavimentação possam ser realizadas em prol do município. “Hoje já estamos conversando para pensar outros projetos, porque esse vai dar certo. Aliás, já está dando certo. Temos também a rodovia MT-427, que é outra ligação de Gaúcha do Norte, que podemos pensar em parceria também. Se Deus quiser a falta de pavimentação será uma realidade que vai ficar no passado”, afirmou o presidente da AMEX.
Para o prefeito de Gaúcha do Norte, Voney Goiano, a associação tem papel fundamental para que a obra seja realizada no município que, com a pavimentação, tende a se desenvolver ainda mais nas áreas econômica, social, de saúde e educação, por exemplo.
“Uma região com pavimentação desenvolve em uma velocidade que não se tem ideia. Através da associação, o Governo viu a facilitação para realizar a obra. Se fosse através da Prefeitura seria mais burocrática. Com a associação, a obra vai chegar numa velocidade que o povo de Gaúcha do Norte merece e espera”, disse.
Parceria foi firmada entre Governo do Estado e Associação
Ainda segundo o prefeito, a pavimentação é esperada principalmente pelos moradores do município mesmo antes da emancipação, há 24 anos, e é a realização de um sonho. “Isso é de extrema importância e não vamos medir esforços para ajudar e esse asfalto vai chegar em boa hora. A população de Gaúcha do Norte está muito satisfeita com essa obra”, disse o prefeito.
Para o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, formalizar parcerias sociais é um grande modelo de gestão, adotado pelo Governo do Estado, para atender mais as regiões com serviços de infraestrutura, proporcionar desenvolvimento para todo Mato Grosso e beneficiar o cidadão.
“O trabalho do Governo é esse. Com o pouco que tem, procurar os prefeitos, associações e consórcios para que possamos fazer esse dinheiro render muito. É isso que fizemos ao formalizar essa PPP Social, com um custo quase 40% mais barato do que um orçamento normal, e vamos executar essas obras com orçamento em torno de R$ 600 mil o quilometro. Uma vantagem, pois o Estado faz mais, gastando menos, e a população ganha mais qualidade de vida. E o Estado precisa disso para se desenvolver”, encerrou.