O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é submetido a uma cirurgia para a retirada de pedra na bexiga, na manhã desta sexta-feira (25). Ele chegou ao Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, por volta das 7h.
A assessoria de imprensa do hospital disse que a cirurgia já começou a ser realizada pela equipe médica, mas não informou o horário exato do início do procedimento.
Segundo boletim médico divulgado pelo hospital nesta manhã “Ele passará por um procedimento cirúrgico minimamente invasivo para a retirada de cálculo da bexiga denominado Cistolitotripsia endoscópica a laser sob anestesia.” (leia abaixo)
A cirurgia é considerada de baixo risco e precisa de anestesia geral. De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência, a cirurgia será feita pelo médico urologista Leonardo Borges e está marcada para 10h30. Um cardiologista acompanhará o procedimento e a data de saída do hospital será avaliada após a cirurgia. Bolsonaro chegou a São Paulo no início da noite desta quinta-feira (24).
Em conversa com apoiadores na entrada do Palácio da Alvorada no último dia 1º, Bolsonaro disse que tem o cálculo há mais de cinco anos.
Segundo o presidente, a pedra está na bexiga e é maior do que um grão de feijão. A estimativa é que tenha entre 2,5 e 3 cm. Médicos urologistas explicam que a pedra na bexiga costuma vir do rim, mas também pode se formar na própria bexiga e pode provocar dores para urinar e, em alguns casos, sangramento.