Policial militar da ativa, que não teve a identidade informada, foi preso em São Paulo (SP), pela Polícia Federal, durante o cumprimento dos mandados da Operação Cérberus. Já em Cuiabá, dois ex-policiais militares foram presos. O objetivo é prende os líderes de uma quadrilha criminosa responsável por tráfico, extorsão e evitar formação de milícia em Mato Grosso. Conforme apurado, a PF de São Paulo foi quem cumpriu a prisão do militar.
Em nota, a Polícia Militar de Mato Grosso informou que vai instaurar um Processo Administrativo Disciplinar para apurar a conduta do servidor. Na casa dele, em Cuiabá, foram apreendidas armas de fogo e munições. Já sobre os ex-militares, a instituição não se pronunciou.
A PF também não deu detalhes sobre a prisão dos outros envolvidos. A 7º Vara Criminal de Cuiabá foi responsável por expedir os 3 mandados de prisão e 7 busca e apreensão. Além de armas e munições, celulares e veículos também foram levados das casas. Também foi determinado o bloqueio de até R$ 5,5 milhões das contas dos investigados, bem como o sequestro de veículos e imóveis registrados.
Para a Polícia Federal, os dois policiais da ativa, além dos ex-policiais civis e militares, faziam parte da quadrilha. O objetivo da operação é descapitalizar o patrimônio do grupo, além de evitar a formação de uma milícia em Mato Grosso. Investigação A PF informou que há indícios de que os investigados roubaram carregamento de drogas de traficantes e venderam para rivais.
Consta na apuração que os investigados ostentavam padrão incompatível com os rendimentos lícitos, abriram empresas de fachadas e usaram familiares para ocultar patrimônio. Uma diligência da Força Tática, após receber informações da PF, conseguiu prender 4 envolvidos no tráfico de drogas e apreendeu cerca de 120 kg de cocaína, além de 3 carros, armas de fogo e R$ 60 mil em espécie.
Nome da operação
Batizada de Cérberus, a ação se dá em razão da forma extremamente violenta como agiam os integrantes da quadrilha. É uma alusão à mitologia grega do monstruoso cão de três cabeças que guardava a entrada do mundo inferior, o reino subterrâneo dos mortos, deixando as almas entrarem, mas jamais saírem e despedaçando os mortais que por lá se aventurassem.
Leia a nota da Polícia Militar
“A Corregedoria Geral da Polícia Militar de Mato Grosso informa que nesta quarta-feira (04.11) apoiou a Polícia Federal na operação Cérberus de combate ao trafico de drogas, devido ao possível envolvimento de uma gente da corporação.
Fora cumprido mandado de busca e apreensão, sendo apreendidas armas de fogo e munições na casa do militar. Durante o procedimento, o policial não estava na residência. O mandado de prisão foi cumprido no estado de São Paulo pela Polícia Federal de lá.
A Corregedoria destaca que será instaurado processo administrativo disciplinar para apurar a conduta do policial militar”.