Trinta e três mandados judiciais, entre prisão e busca e apreensão, são cumpridos contra membros do Comando Vermelho nesta quarta (18), pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), em Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá) durante a Operação Rouge. Estão em cumprimento 15 ordens de prisões preventivas e 18 de busca e apreensão.
A operação foi deflagrada com o objetivo de reprimir diversos crimes praticados pelo CV, entre eles o tráfico de drogas, associação criminosa, associação para o tráfico e tortura, e coletar provas para fortalecer inquéritos instaurados pela delegacia especializada.
Para cumprir os mandados foi mobilizado um efetivo de 50 policiais civis de diversas unidades, como a Derf, 2ª Delegacia, Delegacia da Mulher e Delegacia Regional de Rondonópolis.
As investigações sobre a atuação do Comando Vermelho iniciaram em 2019 e com apoio da Diretoria e Inteligência da Polícia Civil. Equipes da Derf chegaram a uma organização criminosa composta por presos em unidades prisionais de Mato Grosso, entre elas na penitenciária Major Eldo de Sá, a Mata Grande, em Rondonópolis, além de diversos suspeitos que estão em liberdade e se aproveitam do poder auferido pela facção para praticarem o crime de tráfico de drogas.