O Ministério da Justiça e Segurança Pública deflagrou em todo o país a Operação Vetus na manhã desta sexta-feira (4) para combater crimes de violência contra idosos. A força-tarefa cumpre 13 mandados em Cuiabá e Várzea Grande.
A operação é inédita e tem a parceria do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e as polícias civis de todos os estados.
Em razão do aumento de denúncias de crimes registrados durante o período da pandemia, por meio do Disque 100, o Ministério decidiu investigar de forma mais aprofundada e ampla os maus-tratos contra idosos.
Em Cuiabá, nove medidas cautelares de afastamento do lar estão sendo cumpridas. Em Várzea Grande, outras quatro. O responsável pela ação na Capital é o delegado Vitor Chab Domingues, e no município vizinho, a delegada Mariel Antonini Dias. Ambos atuam em delegacias de defesa dos idosos.
No total, são oito alvos na região. A operação, que conta com 11 policiais, também realizará incursões em alguns abrigos de idosos para verificar as condições em que eles estão sendo tratados.
Além de maus-tratos, os crimes investigados são abandono de idoso, discriminação por motivo de idade, injúria, omissão de socorro, apropriação indébita de proventos e aposentadoria e retenção indevida de cartão magnético.
Outras informações sobre esta operação serão apresentados ainda nesta manhã, durante coletiva de imprensa no Ministério da Justiça.