O Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificou a Secretaria Municipal de Saúde de Alto Paraguai, município distante 199 Km de Cuiabá, para que realize inspeção técnica em todos os estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal, da zona urbana e rural. A medida foi adotada após o MPMT receber denúncias de que a carne bovina estaria sendo comercializada de forma ilegal.
Na notificação, a promotora de Justiça Maria Coeli Pessoa de Lima ressalta que durante a inspeção deverão ser adotadas todas as ações necessárias a fim de garantir o funcionamento apenas dos estabelecimentos que estiverem cumprindo rigorosamente as normas sanitárias. O consumo de carne em condições inadequadas pode levar a população a contrair várias doenças, entre elas a brucelose, tuberculose e neurocisticercose.
Durante as investigações, pelo menos 13 estabelecimentos foram notificados pelo Ministério Público a apresentar documento de identificação de proprietário, de constituição de pessoa jurídica e notas fiscais de compra de carne bovina para revenda. Os comerciantes também foram indagados sobre eventual interesse em firmar Termo de Ajustamento de Conduta para sanar as irregularidades porventura existentes. Nem todos os estabelecimentos responderam ao MPMT.