Neste sábado (19), familiares dos idosos levaram seus avôs e pais acima de 81 anos para serem vacinados contra a Covid – 19 , na ação da Saúde Pública de Várzea Grande, nas Clinicas Médicas do Centro Universitário-Univag. Foi planejado em parceria com a Universidade, de vacinar na modalidade ‘drive-thru’, onde os idosos não precisam sair do carro para serem vacinados e também para aqueles que não possuem carro, dentro do Bloco das Clínicas Médicas, foi reservado um local adequado e adaptado para receber este público, evitando fila e com agilidade no atendimento, além de acontecer simultaneamente a aplicação da segunda dose da vacina aos profissionais de saúde.
O vice-prefeito José Hazama, que acompanhou a ação, se surpreendeu, quando chegou a hora de vacinar, o senhor Benedito Marques de Assunção, 94 anos , que também ocupou o cargo de vice-prefeito de Várzea Grande na gestão de Sarita Baracat, avó do prefeito Kalil Baracat, nos anos de 1967 à 1970, sendo ela primeira prefeita mulher a comandar o Paço Municipal e também exerceu por 8 anos mandato de vereador na cidade.
“È sempre bom para a população várzea-grandense momentos iguais a este, mesmo em meio a uma pandemia, receber ilustre personalidade como o senhor Benedito Marques, ancião e ex-vice- prefeito de Várzea Grande que engrandece a campanha de vacinação desenvolvida pela Prefeitura. Enalteço a parceria com o Univag, na pessoa do Diretor Administrativo da Instituição de Ensino, Paulo Henrique Pereira de Cerqueira, que não mediu esforços para organizar e colocar seus funcionários a disposição desta tão importante ação, dando conforto a este público que está sendo vacinado hoje. O Prefeito Kalil Baracat está sempre em contato com o Governo do Estado, também nosso grande parceiro para garantir insumos e a vacina. Nós vamos vacinando os grupos conforme o que preconiza o Ministério da Saúde, e doses disponibilizadas, sempre dentro das regras e com rigor e na fiscalização para ninguém furar fila” ”, disse Hazama.
Já o ex-vice-prefeito,Benedito Marques disse que estava com grande esperança da chegada da vacina, e agradeceu ao neto de Sarita Baracat, hoje Prefeito de Várzea Grande, por estabelecer parcerias, que dão conforto aos idosos e serem vacinados sem ficar em pé e enfrentar filas, com dignidade. “È assim que se faz política, sempre pensando em sua gente. É gratificante ser vacinado e ainda encontrar o vice-prefeito atual, que está cuidando muito bem da população do Grande Cristo Rei, que hoje cresceu muito, e precisa sim, de um olhar mais de perto do Poder Político. Da minha época para cá muita coisa mudou, mas não a habilidade politica desses jovens gestores, Kalil e Hazama”, comentou sorridente e feliz por estar imunizado contra a Covid- 19, brincando que vai viver mais um século.
Dona Erotides Maria da Silva de 88 anos, foi acompanhada dos netos, para tomar sua primeira dose da vacina, de carro, muito felizes os netos registraram este momento que consideraram histórico, e também de olho na saúde da querida avó. “ Nossa não sabíamos que seria assim tão organizado, já trouxemos todos os documentos da vovó necessários para dar agilidade, e o ‘drive thru’ é o melhor sistema, sem stress, com segurança sem sair do carro ela vacinou e ficou muito grata por tomar a vacina. Sempre usamos máscara quando vamos visita-la , vamos continuar usando, agora com menos medo. Nossa avó e tudo para nós”, elogiou a neta Tereza Cristina Silva.
A Superintendente de Vigilância em Saúde Relva Cristina , informou que foram cadastrados 850 idosos, para este sábado, e os que ainda não se cadastraram podem acessar o site da prefeitura de Várzea Grande que as doses reservadas estão garantidas, sendo 650 doses para os idosos acima de 90 anos e 1.150 para os idosos com idade entre 81 anos à 90. “Hoje também estamos vacinando a segunda dose dos profissionais da Saúde, com 900 doses da vacina garantidas para este público alvo. Conforme o Ministério da Saúde for distribuindo as doses para o Estado, vamos planejando para avançar a aplicação nos próximos grupos prioritários, os definidos pelo Ministério da Saúde”, explicou a superintendente.