Meio que em desespero, o secretário de Saúde do Mato Grosso (SES), Gilberto Figueiredo, solicitou auxílio de outros Estados para possível transferência de pacientes com a Covid-19. Em resposta, até o momento, nemhum estado se prontificou a ajudar MT, até mesmo, em razão de estarem vivenciando a mesma situação de falta de leitos. O estado do Pará, por exemplo, que em 2020, mostrou-se reciproco em atender vítimas do coronavírus, agora não não se oronunciou sobre o assunto.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, Mato Grosso tem 59 pacientes com Covid-19 à espera de um leito de Terapia Intensiva. “É importante frisar que, considerando a universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS), o Estado de Mato Grosso prestou assistência aos pacientes de Rondônia em janeiro deste ano, e cedeu UTIs para o tratamento de pessoas que esperavam por uma vaga”, lembrou Gilberto.
Ontem (06), o havia antecipado que 54 pessoas estavam na fila a espera por uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). E que somente de Várzea Grande, havia nove pessoas intubadas aguardando uma vaga.
Mais de 50 pessoas infectadas pela Covid-19, em Mato Grosso, foram reguladas pela Central de Regulação e aguardam uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. Destes 54 pacientes, nove pessoas são moradoras de Várzea Grande e estão intubadas. A informação ao é do secretário interino de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros.
Mato Grosso pede ‘socorro’ a outros estados para transferências de pacientes da Covid-19
Não existe mais leitos de UTIs para pacientes da Covid-19