Cuiabano Felipe Lima garante vaga na natação e vai disputar os Jogos de Tóquio

0

nadador cuiabano Felipe Lima, 35 anos, garantiu vaga para os jogos Olímpicos de Tóquio, ontem (19), na seletiva de natação, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, pelos 100m peito. O atleta superou o índice ao fazer 59s43 e defenderá o Brasil. Esta é a segunda Olimpíada dele. Em Londres, em 2012, o nadador foi à semifinal dos 100m peito e terminou em 13º lugar. A seletiva continua nesta terça, com transmissão da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

A competição dos 100m peito masculino era a mais esperada da noite, pois reuniu dois finalistas olímpicos,  João Gomes Júnior e Felipe França, quinto e oitavo colocados nos Jogos Rio 2016, respectivamente, além do cuiabano Felipe, que nas eliminatórias já havia superado o índice de 59seg93, mas que precisava confirmar na final, já que os tempos das classificatórias não são considerados de acordo com os critérios da Fina.

Felipe Lima não decepcionou. Apesar disso, em entrevista à TV da confederação, o nadador disse não estar satisfeito com o tempo. “Mas, infelizmente o Brasil não tem um piscina coberta pra gente não enfrentar as condições do clima – choveu e ventou na hora da prova. Mas, foi bacana mesmo assim. Mas, sei que tem muito para melhorar. Fiz a virada em 27seg20, mas a gente trabalhou pra volta ser em 31 segundos e sair os 58 segundos. Então, tem ajustes para fazer e esse tempo virá na Olímpiada”, pontua Felipe.

Nesta prova, havia ao menos cinco atletas com condições de fazer índice, mas só Felipe Lima nadou abaixo dos 59s93 necessários. Essa é a quarta vez que ele faz índice para uma Olimpíada, mas só a segunda que se classifica. Em 2008 e 2016, outros dois brasileiros foram mais rápidos que ele.

Agora, em um momento em que os tempos dos 100m peito baixam de forma significativa no mundo todo, só Felipe Lima fez índice. Felipe França foi apenas quinto com 1min01s01. Já Caio Pumputis, com 1min00s25; e Pedro Cardona, com 1min00s37, ficam fora.

A Seletiva Olímpica Brasileira prosseguirá nesta terça (20), com as eliminatórias sendo disputadas pela manhã e as finais a partir das 18h30. Os dois primeiros colocados de cada prova irão se classificar para a Olimpíada, desde que superam os índices estabelecidos.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here