Segundo o Plano de Logística da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 de Várzea Grande, o município pode avançar um pouco mais na campanha e abrir o pré-cadastro, nesta quarta-feira (21), para o público em geral de 25 à 29 anos, anunciou o prefeito kalil Baracat, após reunião com o secretário municipal de Saúde Gonçalo de Barros, que apresentou os dados da Saúde do município, com referência a logística da campanha, dados epidemiológicos, e o novo planejamento para esta segunda quinzena do mês .
O prefeito ficou satisfeito ao verificar os dados epidemiológicos do município, que vem alcançando um alto índice de cura, com 94,79%, do total geral dos infectados no município, ou seja, dos 32.080 casos confirmados desde o início da pandemia, 30408, foram recuperados. Os dados são do dia 18 de julho.
“Um ótimo índice de cura, que se deve aos esforços dos servidores da saúde, no enfrentamento a pandemia e o empenho da gestão em não deixar faltar nada no tratamento aos pacientes acometidos pela doença, tanto na dispensação dos medicamentos necessários, bem como o acesso aos exames- testes te covid-19, exames de imagens- , leitos hospitalares, unidades de retaguarda, e a campanha de vacinação, que vem sendo realizada de forma transparente, célere e organizada. Agradeço também aos parceiros, como a da Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa e o Centro Universitário Univag, que vem possibilitando ao município desenvolver a campanha de forma organizada, e respeitando as exigências e normas sanitárias”, disse o prefeito.
Esse elevado índice de cura, segundo o secretário de Saúde, Gonçalo de Barros, se deveu às ações desenvolvidas, pela Saúde Municipal, com total apoio do prefeito kalil Baracat.
“Tivemos que adotar várias medidas para melhorar o atendimento à população acometida pela Covid-19. A exemplo, fizemos readequações de unidades de saúde para ampliação do atendimento à população, durante a segunda onda da Pandemia, além da aquisição de medicamentos, testes rápidos para detecção de SARS-COV-2. Implantamos 4 Centros de Atendimento para enfrentamento a Covid-19 na Atenção Primária a Saúde. Foi implantada uma estrutura anexa a Upa 24h do Ipase, com recepção ao paciente, farmácia, sala de coleta de material para teste rápido, RT-PCR e antígeno para casos suspeitos da doença e atendimento aos casos sintomáticos e respiratórios da Covid-19.No Hospital e Pronto Socorro, foi montada ala para atendimento da Covid-19, com leitos de UTIs e semi-intensivo. Para aumentar a capacidade de atendimento da Unidade, por leitos e UTIs, foi retirado o serviço da Rede Cegonha de dentro do Pronto Socorro, e para tanto foi montada uma extensão do serviço, em um local próprio, longe de contaminação, no novo Hospital Materno, que funciona, hoje, no antigo Hospital São Lucas, entre tantos outros investimentos”, explicou o secretário.
Gonçalo alerta que nesta semana haverá Força-Tarefa, para vacinar as pessoas cadastradas, para então poder vacinar os novos cadastrados da nova faixa etária de 25 a 29 anos, além de continuar vacinando nas edições do Corujão da Vacinação e Corujinha da Vacinação, idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas, setor da indústria e dos grupos prioritários contemplados.
“Quero deixar bem claro que vamos avançando conforme a chegada de doses de vacina para o município. Sempre estamos condicionados ao quantitativo de doses disponíveis. Nesta semana a meta e vacinar o máximo de pessoas já cadastrada, para então, iniciarmos neste final de semana os de 25 a 29 anos. Nossa Campanha é bem organizada e realizada com muito planejamento, para que nada possa dar errado, ou gerar expectativas falsas a população, que tem seu agendamento garantido. O nosso compromisso é a vacina no braço, de cada cidadão várzea-grandense”, disse ele, lembrando o secretário que nesta segunda-feira, em decorrência da queda de temperatura, não haverá o Corujão da Vacinação no Univag, será transferida a ação para amanhã (20).“ O que justifica pela baixa procura. Já temos experiência que o cidadão não vai ao posto de vacinação a noite, com queda de temperatura, então resolvemos cancelar o Corujão desta segunda, e a campanha segue normalmente, no decorrer da semana”, explica o secretário.
Nesta terça-feira (20) a vacinação será realizada em dois pontos: Ginásio Poliesportivo Fiotão, das 8 às 16hs. E nas Clínicas Médicas do Univag, haverá a edição do Corujão da Vacinação, das 16 às 22hs.Serão vacinadas as pessoas agendadas e confirmadas. Idosos acima de 60 anos poderão ir a um destes locais de vacinação de forma espontânea.