O prefeito Kalil Baracat e o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros decidiram, avançar um pouco mais, diante da programação estratégica da Saúde Municipal da Campanha de vacinação. Apesar de ainda não ser liberado pelo Governo Federal e Estadual a vacinação para a população abaixo de 18 anos, ficou estabelecido abrir o pré-cadastro desta faixa etária, nesta quinta-feira (26) assim fazendo parte do planejamento estruturado da campanha de vacinação da Prefeitura Municipal de Várzea Grande. O pré- cadastro ficou dividido por idade de 12 a 17 anos, com comorbidade, de 15 a 17 anos, população geral e de 12 a 14 anos, população geral, isso porque segundo explica o secretário municipal de Saúde Gonçalo de Barros, facilitará quando da autorização para o início da vacinação, e liberação dos pontos conforme a escolha de quem cadastrou.
“Esta semana, fui informado pelo secretário Gonçalo de Barros, que está bem adiantada a vacinação dos jovens de 18 anos acima, e com a Força -Tarefa que se realizará neste sábado(28), chegará a meta de vacinar esta população jovem da nossa cidade, o que vai poder proporcionar a busca dos que ainda não se vacinaram e planejar a segunda dose, visto que o município já aplicou mais de 200 mil doses da vacina entre a primeira e segunda dose”, comemorou o prefeito.
Gonçalo de Barros, explica que o Planejamento da Campanha de Várzea Grande é bem rigoroso, e só avança, quando solucionadas as etapas previstas pelo Ministério da Saúde. “A Campanha Nacional é dinâmica, a cada semana novas linhas e estratégias são lançadas pelo Ministério da Saúde. Então cumprimos de forma organizada todas as etapas, para podermos acompanhar pari passu as determinações do Plano Nacional de Vacinação, que agora já falam sobre aplicação da terceira dose em idosos acima de 70 anos e vacinação do grupo de imunossuprimidos, que são aquelas pessoas com doenças raras por exemplo, canceres, transplantados com HIV, entre outros, que tem sua imunidade comprometida por doenças”, explicou Gonçalo de barros.
Outra estratégia importante e que será colocada em prática segundo ainda Gonçalo de Barros, será a autorização na próxima semana de pessoas acima de 40 anos, a comparecerem de forma espontânea nos postos de vacinação, além de promover o Resgate Cidadão em Sistema de mutirão ou força-tarefa.
“ Ainda temos passos a seguir e completar as faixas etárias, ficando bem claro , que estamos abrindo o pré-cadastro, para nossa organização, tão logo o Ministério da Saúde liberar os imunizantes e autorizar o início da vacinação dos adolescentes, vamos imediatamente confirmar os cadastros e aplicar os imunizantes autorizados”, explicou o secretário.