MP aciona PM para investigar uso político de helicóptero em Cuiabá: Governo se manifesta

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Após pedido do juiz Marcos Faleiros da Silva, da 11ª Vara Criminal Militar de Cuiabá, o Ministério Público Estadual (MPE) afirmou nesta quinta-feira (2) que vai requerer a instauração de inquérito policial militar para apurar o sobrevoo de um helicóptero das forças de Segurança pública operado pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), sobre o colégio particular Notre Dame de Lourdes levando uma bandeira do Brasil. O requerimento foi feito pelo promotor de Justiça Paulo Henrique Amaral Motta e deve ser investigado pela Corregedoria da Polícia Militar.

A ação é interpretada como uma atitude para intimidar alunos e servidores da escola após uma professora ser punida com uma suspensão de três dias por ter feito críticas ao presidente Jair Bolsonaro. A educadora afirmou, dentre outros pontos, que ele é a favor do desmatamento e outros crimes ambientais.

Nas redes sociais, o sobrevoo rasante do helicóptero sobre a escola é o assunto desta quinta-feira (2), pois não haveria motivo plausível para o ato. Vídeos da aeronave da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), que engloba Ciopaer e demais forças como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, foram compartilhados em grupo de WhatsApp e mostram alunos no pátio da escola enquanto o helicóptero sobrevoa com um militar segurando a bandeira nacional.

Sobre o voo rasante do helicóptero a poucos metros de telhado da escola e do pátio onde estavam alunos, a Sesp divulgou nota afirmando tratar-se de uma ação que faz parte da programação Semana da Pátria. O Colégio Notre Dame de Lourdes também se manifestou por meio de nota afirmando tratar-se de ação no contexto das comemorações do dia 7 de setembro.

NOTA DA SESP

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), da qual o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) é vinculado, vem a público esclarecer que:

-Na manhã desta quinta-feira (02.09), como parte das atividades da Semana da Pátria realizada pelo Colégio Notre Dame anualmente, o Ciopaer realizou um sobrevoo no local, a pedido da própria instituição educacional, conforme ofício em anexo;

-Na ocasião, a bandeira do Brasil foi mostrada aos alunos sem nenhuma conotação política, mas no intuito de demonstrar o patriotismo nesta que é uma data importante para o país;

-Vale destacar que o Ciopaer realiza diversas atividades sociais e educacionais, visitando entidades sociais, escolas tanto públicas quanto particulares, com o objetivo de aproximar as forças de segurança e a população;

-Além do sobrevoo, membros do Ciopaer também estiveram no colégio nesta quarta-feira (01.09), proferindo palestra e orientações aos alunos sobre o tema “segurança pública”, sendo um convite feito pela própria instituição.

Por fim, a Sesp-MT destaca que não coaduna com posicionamentos políticos no âmbito do serviço público e que qualquer excesso cometido pelos servidores da Pasta neste sentido será motivo de medidas administrativas.

NOTA DO COLÉGIO NOTRE DAME DE LOURDES

Desde o dia 30 de agosto estamos celebrando a Semana da Pátria junto aos alunos da Educação Infantil ao 5º do Ensino Fundamental. Dentro do Projeto da Educação Infantil, os símbolos nacionais são trabalhados para sensibilizar os alunos sobre aquilo que forma nosso País, bem como as pessoas que contribuem para a existência da nossa Nação.

Dentro das salas, os professores trabalharam os símbolos de forma concreta, explorando as cores, as imagens, as formas geométricas e foi proposto para a culminância convidar o CIOPAER (Centro Integrado de Operações Aéreas) para palestras com os alunos e depois uma apresentação lúdica com o helicóptero e a bandeira nacional. É importante ressaltar que o CIOPAER presta serviços ao Estado. Todos os anos a Educação Infantil e Fundamental preparam ações envolvendo os símbolos pátrios, faz parte da ação pedagógica de qualidade da escola.

Por fim, o colégio Notre Dame de Lourdes tem 50 anos de tradição na educação pautada em princípios cristãos e éticos, voltados para a cidadania e para uma formação integral dos alunos. Em nenhum momento da sua trajetória envolveu-se com posicionamentos político-partidários e, ao mesmo tempo, nunca se furtou de propor aos alunos a discussão de ideias.

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