A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da secretaria de Saúde, adota uma nova estratégia para a campanha de vacinação contra a Covid-19 e realiza o ‘Domingão da Segunda Dose’. O objetivo da ação é dar nova oportunidade às pessoas que perderam os prazos e concluir o esquema vacinal.
O secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, lembra que para garantir a proteção máxima do imunizante, é necessário tomar as duas doses da vacina. A ação acontece neste próximo domingo (31 de outubro), no Ginásio Poliesportivo Fiotão, das 8h às 16h.
A recomendação da pasta é para que os várzea-grandenses completem o ciclo vacinal mesmo se o prazo para a segunda dose estiver atrasado. “No caso das vacinas da Pfizer e da Astrazeneca, o intervalo reduziu, agora é de 8 semanas (2 meses). Já para a Coronavac, a segunda dose deve ser aplicada 4 semanas após a primeira (1 mês). E a chamada dose de reforço, para idosos acima de 60 anos, o prazo é de seis meses. Neste dia podem comparecer também pessoas que não tomaram nenhuma dose, idosos acima de 60 para a terceira dose, adolescentes acima de 12 anos para a primeira dose, pessoas com imunossupressão já convocadas, para dose atrasada. Não vamos fugir do grande foco que é completar a cobertura vacinal. Pensamos em um dia de repescagem, para equipararmos as doses aplicadas da primeira com a segunda”, explicou o secretário.
Gonçalo de Barros afirma que um dos motivos de o cenário epidemiológico da doença em Várzea Grande estar mais arrefecido é a ampla campanha de vacinação. “Mesmo com um cenário mais tranquilo, com queda no número de casos, óbitos e internações, não dá para relaxar nessa hora. Todos sabemos que só com a segunda dose é que garantimos a máxima proteção contra a doença. Precisamos vencer o vírus. E uma das formas de vencê-lo é vacinar toda a população várzea-grandense, que faz parte dos grupos elencados pelo Ministério da Saúde, aptos a receberem as vacinas”.
O secretário explicou ainda que para chegar a esta decisão de editar o ‘Domingão da Segunda Dose’, conversou com o prefeito Kalil Baracat, que prontamente concordou, uma vez que os índices de pessoas vacinadas no município avançam, e precisa avançar ainda mais. “Primeiramente temos que agradecer a todos os profissionais da saúde, que trabalham na imunização da Covid-19, que não tem sábado, domingo ou folga. Estamos em plena força tarefa para proteger toda a nossa população contra o coronavírus. E este reconhecimento é meu, do prefeito Kalil Baracat e de toda a sociedade”, completou o secretário.