Várias visitas a parlamentares em Brasília, no Distrito Federal, foram realizadas na última semana pelo delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Mário Dermeval Aravéchia de Resende, e o diretor de Inteligência, Juliano Silva de Carvalho, com vistas à obtenção de recursos federais, por meio de emendas e convênios.
A viagem também tratou de assuntos institucionais que estão sendo discutidos no cenário nacional, como a nova padronização das policiais civis do Brasil, que foi um dos temas da pauta do encontro dos Chefes de Polícia dos Estados brasileiros, ocorrido nos dias 19 e 20.
Os delegados da Polícia Civil de Mato Grosso participaram de reuniões conjuntas com os demais chefes de polícias e também trataram de temas individuais junto a senadores e deputados federais.
A Reforma da Previdência e a Lei Geral da Polícia Civil foram temas coletivos abordados com o Presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Rodrigo Maia e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
O delegado geral e o diretor de inteligência conversaram com os senadores de Mato Grosso, Selma Arruda, Jaime Campos e Wellington Fagundes, e os deputados federais Nelson Barbudo, Emanuelzinho, Dr. Leonardo, Juarez Costa, entre outros parlamentares da Câmara Federal e do Senado. “Tratamos com todos eles de investimentos, crise econômina e captação de recursos com as respectivas equipes dos.gabinetes que administram as emendas”, pontuou Mário de Resende.
Com a senadora Selma Arruda foram abordados sobre investimentos à Polícia Civil e, entre outros pontos, sugestões da instituição ao pacote de medidas anti-crime do Ministro Sérgio Moro. “A Dra Selma tem larga experiência no combate ao crime organizado e toda ciência das dificuldades que a Polícia Civil tem enfrentado nos últimos anos, e por ter esse conhecimento será uma grande parceira da nossa instituição, tanto na investigação quanto na infraestruturação. A Polícia Civil contará com os préstimos dela, agora como senadora, tal qual sempre contou quando era juíza”, disse o delegado geral.
As visitas ainda foram estendidas na Secretaria de Nacional de Segurança Pública e a Embaixada da França, em Brasília, que recentemente ofertou um curso de repressão à lavagem de dinheiro no combate ao tráfico de drogas, ocorrido em Cuiabá.
“Essas visitas tanto no Congresso Nacional, tanto o Senado quanto a Câmara Federal, acabaram rendendo bons frutos para a Polícia Civil de Mato Grosso”, concluiu o delegado geral, Mário Resende.
CONCPC
No Ministério da Justiça e Segurança Pública, em reunião na terça-feira (19), os delegados que comandam as Polícias Civis do Brasil trataram de assuntos estratégicos e relativos à segurança pública nacional. Em especial, os temas da Lei Geral das Polícias Civis, identidade visual e reforma da previdência.
Os chefes de polícia também estiveram, na quarta-feira (20), na sede da Polícia Civil do Distrito Federal, tratando sobre a eleição da próxima diretoria, prevista para a reunião de abril. Ainda não pauta foi discutida atuais demandas das Polícias Civis, as principais preocupações e os encaminhamentos quanto à adoção da identidade visual.
Com informações do CONCPC