O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa ao Palácio do Planalto no próximo ano com 44% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 24%, segundo pesquisa Ipespe divulgada nesta segunda-feira.
Atrás dos primeiros colocados aparecem o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos), com 9%, e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 7%.
A sondagem foi feita entre os dias 14 a 16 de dezembro por telefone com 1.000 entrevistados acima de 16 anos. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.
Nesse primeiro cenário da pesquisa, ainda aparecem o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3%, Felipe D’Ávila (Novo), com 1%, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), também com 1%.
Em outra sondagem de primeiro turno, quando mudam alguns candidatos da chamada terceira via, Lula tem 43%, Bolsonaro, 23%, Moro, Ciro e Doria se mantém, respectivamente, com 9%, 7% e 3%. Em seguida, todos com 1%, aparecem Cabo Daciolo (PMB) –que já anunciou que não vai concorrer; a senadora Simone Tebet (MDB); Rodrigo Pacheco (PSD); e o senador Alessandro Vieira (Cidadania).
Nas simulações de segundo turno, Lula vence todas as disputas. O petista registra 53% ante 31% contra Bolsonaro; Lula tem 52% ante 33% contra Moro, e o petista alcança 52% contra 25% de Ciro Gomes e 53% contra 24% de Doria.
Rejeição
A pesquisa do Ipespe também levantou a rejeição dos candidatos à Presidência. Bolsonaro lidera com 62% dos entrevistados, que não votariam nele “de jeito nenhum”. Lula tem 44% de rejeição, Moro 53%, Ciro 45% e Doria 55%.
(Reportagem de Ricardo Brito) (Istoé)