O secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, em entrevista ao Correio Metropolitano, disse que já se sente bem recuperado, da segunda transmissão da Covid-19, ficando ainda um pouco cansado e com tosse, porém os exames apontaram que está livre da doença, sem perigo de transmissão.
” Vou voltando aos poucos a rotina da administração da Saúde, mesmo porque não sosseguei um dia sequer nas tomadas de decisões e atento as ocorrências, em todas as unidades de Saúde. Neste tempo tomei decisões importantes, em conjunto com o prefeito em exercício José Hazama, e decidimos tornar a Upas do Ipase 24h, referência só para os casos de Covid-19, e as duas unidades básicas de saúde do Jardim Glória e Santa Isabel,também exclusivas para os casos de Sindrome Gripal , junto com as Unidades do Cristo rei e Parque do Lago. E ainda hoje vamos abrir cadastro para vacinação das crianças”, disse ele.
Várzea Grande irá iniciar a vacinação somente após a chegada das primeiras doses da vacina pediátrica da Pfizer e a remessa inicial destinada ao município, em decisão da Comissão Intergestora Bipartite, por parte do Governo do Estado. O cadastro estará liberado já a partir da tarde desta segunda-feira (17).
Em decisão conjunta do prefeito em exercício José Hazama e o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, levando em consideração a segurança das crianças, em decorrência da quarta onda da Covid-19, e da alta transmissão da variante Ômicron, ficou decidido que esta nova faixa etária será vacinada em local neutro, que não seja em unidade de saúde.
Os pontos definidos foram três, sendo eles nas Escolas Estaduais, Professora Adalgisa de Barros, localizada na Av. Governador Pedro Pedrossian – Jardim Aeroporto e na Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos Junior “Jaiminho” localizada na Rua Chile – Jardim Tarumã, e no Ponto das Clínicas Médicas do Univag.
O cadastro estará disponível na página oficial do site da Prefeitura de Várzea Grande, pelo endereço www.varzeagrande.mt.gov.br, na aba IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE anexar CPF ou cartão do SUS, comprovante de endereço e ainda documento pessoal da criança (certidão de nascimento ou RG). Para receber a dose, a criança deve estar acompanhada do responsável, que precisa apresentar documento pessoal ou enviar autorização assinada.
Vacinação de 12 anos acima: Confira os locais desta semana de 17 a 22.
Para estas faixas etárias a vacinação contra a Covid-19 ocorre normalmente, nesta semana, de 17 a 22:
De segunda a sexta-feira, no Ginásio Poliesportivo Fiotão, com mudança de horário, das 8h às 17h. E sexta, haverá das 8 às 22h, a edição do ‘Sextou Vacina VG”.
No sábado, dia 22 de janeiro, o ponto em sistema drive thru ficará aberto no Parque Berneck e funcionará das 8h às 16h.
Locais de Vacinação na Unidades Básicas de Saúde: Alerta para alteração
Nesta semana, a vacinação será realizada nos seguintes locais em horário de expediente, entre 8h às 11h e das 13h às 16h, com mudança para 13 Unidades disponíveis. São elas:
Centro Saúde Nossa Senhora da Guia; UBS Cabo Michel; Policlínica Atenção Primária Cristo Rei; ESF Jardim Manaíra; UBS Ouro Verde; Clínica de Atenção Primária 24 de Dezembro; Policlínica Atenção Primária Parque do Lago; PSF Capão; Centro de Saúde Cohab Cristo Rei; Policlínica Marajoara; Aurília Curvo, UBS São Mateus UBS do Água Vermelha.
As Clínicas de Atenção Primária do Jd Glória e a do Santa Isabel, ficam exclusivas para diagnóstico e tratamento das Síndromes Gripais.
“Esta reorganização foi necessária, porque reabrimos a UPA do IPASE 24h, como referência aos casos e sintomas da Covid-19, com tendas, triagem, atendimento médico, exames clínico e de imagem e dispensação de medicamentos, e se necessário internação. Ficando a UPA do Cristo Rei para atender as demais ocorrências em Saúde. E as duas Unidades de Saúde do Jardim Glória e Santa Isabel, para atendimento aos casos de Síndrome Gripal, deixando de aplicar a vacina, para atender com exclusividade as ocorrências das gripes. Toda esta logística foi readequada para melhor atender a nossa população, vez que as ocorrências e registros da Covid-19 aumentaram muito a ponto de cada 10 testes realizados em média 6 a 7 darem positivo. Temos que enfrentar esta nova onda e atender bem a população na Rede SUS do município e evitar mortes”, alertou o secretário para que a população fique atenta às mudanças.” Vacine suas crianças, a vacina protege e evita morte”.