O secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros, teceu hoje duras críticas ao movimento contra a vacinação da Covid-19 em crianças no Brasil e alertou que, sem imunizar essa faixa etária, ela não está segura.
“Muitos países já estão vacinando as crianças. E no Brasil e Várzea Grande não é diferente. Temos que minimizar os impactos desta pandemia. Os pais devem se preocupar agora com a Saúde de sua criança, e não ficar em grupos de WhatsApp, de negacionistas que pregam contra a ciência e a eficiência da vacina. Aqui no nosso município, os não vacinados estão internados e os vacinados na sua grande maioria, estão se tratando em casa. A doença também pode se agravar em crianças e irem , a óbito , fora que também transmite para os adultos. Para quebrar a corrente da transmissão toda a população Brasileira deve ser vacinada. É ignorância dos negacionistas pregarem contra a eficácia da vacina, são eles que estão ocupando leitos de UTIs”, desabafou Gonçalo de Barros.
Várzea Grande até o momento vacinou 487 crianças com comorbidades, e as dos grupos prioritários, em abrigos, com deficiências, até a data do dia 22 de janeiro.
“Agora vamos dar um passo mais importante e deixar a vacinação para todas as crianças de 5 a 11 anos se vacinarem, incluindo também as dos grupos prioritários, que ainda não se vacinaram. Os pais que ainda não levaram seus filhos a se vacinarem, a vacina é para todas as categorias dos grupos elencados pelo Ministério da Saúde. O cadastro poderá ser feito pelo site da prefeitura de Várzea Grande, na aba ‘Imunização” e ainda respeitando os campos de priorização, porém todas as crianças já cadastradas poderão se vacinar. Quem não tem acesso à internet, poderá comparecer aos pontos de vacinação, que são divulgados por semana, os que ficarão abertos´”, disse Gonçalo de Barros.
Várzea Grande: Pontos de Vacinação semana de 24 a 29 de janeiro:
Pontos abertos para vacinação todas crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades e com comorbidades nesta semana de 24 a 27 de janeiro:
Os pontos definidos são:
Dias 24 e 25: Na Escola Estadual Jaime Verissimo de Campos Junior “Jaiminho” localizada na Rua Chile – Jardim Tarumã. Das 8h às 16h.
Dias 26 e 27: Nas Clínicas Médicas do Centro Universitário Univag. Horário das 8h às 16h.
Vacinação de 12 anos acima: Confira os Pontos Abertos: nesta semana de 24 a 29 de janeiro.
Para estas faixas etárias a vacinação contra a COVID-19 ocorre normalmente, nesta semana, de 24 a 29 de janeiro;
De segunda a sexta-feira, no Ginásio Poliesportivo Fiotão.Horário, das 8h às 17h. E sexta, haverá das 8h às 22h, a edição do ‘Sextou Vacina VG’.
No sábado, dia 29 de janeiro, em sistema drive thru no Parque Berneck e funcionará das 8h às 16h.
Locais de Vacinação nas Unidades Básicas de Saúde: Alerta para alteração:
A vacinação será realizada nos seguintes locais em horário de expediente, entre 8h às 11h e das 13h às 16h, com mudança para 13 Unidades disponíveis.
São elas:
- Centro Saúde Nossa Senhora da Guia;
- UBS Cabo Michel;
- Policlínica Atenção Primária Cristo Rei;
- ESF Jardim Manaíra;
- UBS Ouro Verde;
- Clínica de Atenção Primária 24 de Dezembro;
- Policlínica Atenção Primária Parque do Lago;
- PSF Capão;
- Centro de Saúde Cohab Cristo Rei;
- Policlínica Marajoara;
- UBS Aurília Curvo;
- UBS São Mateus
- UBS do Água Vermelha.
O cadastro estará disponível na página oficial do site da Prefeitura de Várzea Grande, pelo endereço www.varzeagrande.mt.gov.br, na aba IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE anexar CPF ou cartão do SUS, comprovante de endereço e ainda documento pessoal da criança (certidão de nascimento ou RG). Para receber a dose, a criança deve estar acompanhada do responsável, que precisa apresentar documento pessoal ou enviar autorização assinada.