Operação tem como alvo a “elite” do Comando Vermelho em MT

Detentos ainda comandam ações criminosas no Estado; ações ocorrem em 22 cidades

0

A Operação PC Impacto, deflagrada nesta terça-feira (08) pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), tem como alvos lideranças do Comando Vermelho em Mato Grosso.

Entre os nomes estão Jonas Souza Gonçalves Junior, conhecido como “Batman”, e Renildo Silva Rios, também chamado de “Negão”. Ambos têm ligação com Sandro da Silva Rabelo, o “Sandro Louco”, condenado a 205 anos, e que também foi alvo da ação policial.  Todos eles estão presos atualmente.

Também alvo da Operação Mandatário, Batman faz parte do núcleo 02 do Comando Vermelho. Ele é responsável pela parte financeira da organização. Mesmo preso, controlava ações da facção.

Já Negão é considerado um dos fundadores do Comando Vermelho em Mato Grosso.

“Sandro Louco” é condenado por vários crimes, entre eles latrocínios, e exerce grande poder sobre a criminalidade no Estado. O bandido é um dos principais líderes do Comando Vermelho em Mato Grosso, atuando no “Conselho Final”, setor da facção que determina as ordens a serem cumpridas.

Um levantamento de 2014 estimava que o CV tinha 400 membros presentes nas principais unidades prisionais.

A Operação PC Impacto cumpre 104 ordens judiciais contra a organização criminosa, que está envolvida com o tráfico de drogas e outros crimes em Mato Grosso.

Ao todo são 25 mandados de prisão preventiva e 79 de busca e apreensão domiciliar, cumpridas simultaneamente em 22 municípios do Estado.

As investigações que resultaram na operação iniciaram em 2019 com êxito na identificação de lideranças e demais integrantes da organização criminosa, seus vínculos e ganhos financeiros obtidos durante o período dos trabalhos investigativos.

Os mandados são cumpridos em Cuiabá, Várzea Grande, Colíder, Sinop, Alta Floresta, Nova Monte Verde, Peixoto de Azevedo, Planalto da Serra, Campo Verde, Primavera do Leste, Guarantã do Norte, Itaúba, Sorriso, Matupá, Terra Nova do Norte, Paranaíta, Campo Novo dos Parecis, Vera, Cláudia, Nova Santa Helena, Cáceres e Rondonópolis, com emprego de mais de 350 policiais civis.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here