Três Promotorias de Justiça da Capital serão responsáveis pela investigação das mais de 100 denúncias que chegaram na Ouvidoria do Ministério Público do Estado de Mato Grosso sobre supostas irregularidades no Concurso Público da Secretaria de Estado de Segurança Pública. Os trabalhos serão conduzidos pelas Promotorias de Justiça da Cidadania, Patrimônio Público e Segurança Pública.
Estão à frente das investigações, os promotores de Justiça Marcos Regenold, Valnice Silva dos Santos e Reinaldo Rodrigues de Oliveira Filho. Além da instauração dos procedimentos investigatórios, foram solicitadas informações a respeito concurso e uma reunião com representantes da Segurança Pública deve ser agendada para os próximos dias.
De acordo com a promotora de Justiça Valnice Silva dos Santos, em razão do recebimento de várias reclamações junto à Ouvidoria do MPMT, foi instaurado na 6ª Promotoria Cível da Capital procedimento para acompanhamento da organização e realização do certame.O que foi solucionado.
As provas foram aplicadas no último dia 20 de fevereiro. “Após a aplicação do referido concurso público, vieram à tona inúmeros relatos de irregularidades que fatidicamente maculam o certame. Entre eles, estão o suposto vazamento da prova na internet antes da aplicação, candidatos que efetuaram o pagamento da inscrição, mas foram excluídos da lista de divulgação do local de prova, ausência de coletor de digitais para identificação dos candidatos no dia da realização do concurso, utilização de equipamentos eletrônicos nas salas de aplicação da prova e nos banheiros, vazamento de fotos da prova e dos candidatos em sala e número insuficiente de fiscais.
O Ministério Público Estadual anunciou uma força-tarefa para investigar as centenas de denúncias relacionadas ao concurso. Serão instaurados procedimentos investigatórios e solicitadas informações a respeito do concurso público e solicitada uma reunião com representantes da Segurança Pública para colher esclarecimentos.