Hoje tem Corujão da Vacinação em Várzea Grande no Parque Berneck contra a Covid-19

A ação acontece das 16 às 22h, cujo público alvo são pessoas acima de 12 anos. Serão aplicadas a primeira, segunda e terceira doses, para completar o ciclo vacinal de quem ainda não se vacinou.

0
São Paulo - Vacinação contra covid-19 aos profissionais da saúde do Hospital das Clínicas, no Centro de Convenções Rebouças.

A prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da secretaria municipal de Saúde, destaca a importância da segunda dose da vacina contra a Covid-19 e orienta que a população não deixe de receber a vacina , além da dose de reforço .Para tanto edita a segunda edição do ‘Xeque-Mate no Covid’, na data de hoje (17 de março – quinta-feira), onde o Parque Berneck, está preparado para receber mais de 2 mil pessoas, em sistema drive  thru, das 16h às 22h no ‘Corujão da Vacinação”.

Serão vacinadas pessoas de 12 anos acima, que já receberam a primeira dose dos imunizantes CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer para receber a segunda aplicação da vacina e, também para aquelas pessoas que ainda não tomaram a dose de reforço- terceira dose – e assim, garantir a completa eficácia do imunizante.

“A imunização contra a Covid-19 é parte importante para a flexibilização das medidas sanitárias ao combate e a disseminação do vírus. Para que sejam válidas as ações das equipes de saúde do município, reforçamos a importância da vacinação em todas as idades já disponíveis, assim como receber a segunda dose e dose de reforço nos prazos e idades indicados. No mapa de vacinação do município, já foram aplicadas no total 466.384 doses da vacina contra a Covid-19, deste total, 222.715 foram aplicações da primeira dose, 173.604, da segunda dose e 70.040 da terceira dose. Queremos chegar no mínimo a 70% da aplicação da terceira dose. Muitas pessoas não estão se preocupando e deixam de se vacinar com a terceira dose. O Alerta é que a pandemia não acabou, e já chegou ao Brasil uma nova variante da Covid-19 , a Deltacron, e é por isso que buscamos  a população vacinável para que dê continuidade ao calendário vacinal para que o município avance mais no combate à Covid-19” , explicou o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros

Segundo ainda Gonçalo de Barros, o município de Várzea Grande segue recomendando a vacinação, conforme as estratégias que vem adotando, buscando o público que ainda não recebeu sua dose de reforço e também ampliar a cobertura vacinal das crianças de 5 a 11 anos e da terceira dose.

Lembrando que a imunização contra a Covid-19 está disponível para crianças, adolescentes e adultos. Estão disponíveis também para pacientes com imunossupressão que já tenham tomado a segunda dose há 28 dias; pessoas com 18 anos ou mais que já completaram quatro meses da dose 2 e pessoas acima de 18 anos que realizaram a dose da Janssen e já completaram o período mínimo de dois meses.

Os pacientes imunocomprometidos que já realizaram as duas doses, aguardaram 28 dias e realizaram a dose de reforço, receberão uma nova dose com 4 meses de intervalo.

Outro alerta, diz Gonçalo de Barros, é que a população deve conferir na carteira de vacinação, qual data foi agendada a segunda dose do imunizante, para daí, sim, comparecer para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19. É importante frisar, que existem pessoas que receberam a primeira dose, estão esquecendo de retornar para receber a segunda dose e completar o esquema vacinal, por isso a importância de olhar na carteirinha a data que está marcada para receber a segunda dose da vacina e a terceira  que é muito importante.

“As pessoas podem comparecer de forma espontânea hoje no Parque Berneck e ou nos pontos de vacinação de Várzea Grande, caso os prazos de uma dose para a outra já expiraram. É só levar a carteira de vacinação, que a dose da vacina será aplicada. Caso tenha perdido a carteirinha, levar um documento com foto, que as equipes fazem a busca nos registros das pessoas que já se vacinaram, pelo menos com uma dose. E se você ainda não recebeu a primeira dose, pode também ir aos pontos de vacinação que o cadastro será feito na hora. As soluções estão postas, é só vacinar”, disse o secretário, alertando que “O uso de máscara em Várzea Grande continua sendo obrigatório, até o município atingir porcentagem desejável da sua população vacinada”, finalizou ele.

 

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here