O cronograma de imunização contra a covid-19 deste final de semana em Várzea Grande, segue com a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos, e adultos. Serão oferecidas a aplicação de primeira dose para adolescentes entre 12 e 17 anos e segunda dose, além da dose de reforço(terceira dose) para adultos com mais de 18 anos e segunda dose das vacinas Pfizer, Coronavac, Astrazeneca e Janssen para quem ainda não tomou a vacina e perdeu a data do agendamento.
Crianças com idade entre 5 e 11 anos, serão vacinadas na Unidade de Saúde -ESF – do bairro Manaíra, exclusiva para vacinação contra a Covid 19 em crianças, nos dias 18, 21 e 22 de Março (sexta, segunda e terça-feira), no horário das 08 às 11h e das 13h às 16h.
Os pais ou responsáveis também poderão optar por levar as crianças neste sábado (19), para se vacinarem no ponto-fixo nas Clínicas Médicas do Univag, das 8h às 16h, sem intervalo para o almoço.
O cronograma traz ainda, a vacinação neste sábado (19), para adultos e adolescentes, no Parque Berneck, em sistema drive thru, sem intervalo para o almoço, das 8h às 16h, onde serão aplicadas a primeira dose para adolescentes entre 12 e 17 anos, dose de reforço para pessoas com mais de 18 anos e segunda dose.
Na próxima semana de 21 a 25, 11 Unidades de Saúde vão realizar vacinação contra a Covid-19 para adultos e adolescentes, no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h:
01 – Clínica de Atenção Primária Saúde – Cristo Rei
02 – Clínica de Atenção Primária Saúde – Marajoara
03 – Clínica de Atenção Primária à Saúde 24 de Dezembro
04 -Centro de Saúde Ouro Verde
05 – Centro de Saúde Aurília Curvo
06 – ESF Água Vermelha
07 – ESF São Mateus
08 – Clínica de Atenção Primária à Saúde Jardim Glória
09 – UBS Cabo Michel
10- Clínica de Atenção Primária à Saúde do Parque do Lago
11 – Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia
O secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros alerta aos pais e responsáveis pelas crianças de 5 a 11 anos, sobre a importância de se vacinar contra a Covid-19.
“O alerta é importante em um momento no qual o país sofre ações dos “grupos anti-vacina”, que disseminam informações sem qualquer evidência científica nas redes sociais. Nós repudiamos a atuação desses grupos, que tentam tirar a credibilidade das vacinas e consequentemente o alcance da imunização. As estratégias de vacinação no Brasil, bem como a inclusão de vacinas no Programa Nacional de Imunização (PNI), como o caso da vacina contra a Covid-19, são decisões respaldadas em bases técnicas e científicas, considerando as evidências epidemiológicas e sua eficácia e segurança. Diante desta explicação os pais devem levar seus pequenos para se vacinarem. Temos a vacinação durante toda a semana e também nos finais de semana, para que todos tenham a chance de se vacinarem, e completarem seu esquema vacinal”, explicou o secretário, lembrando que a cobertura vacinal em crianças precisa avançar em nosso município, bem como os adultos completarem o esquema vacinal com a terceira dose, ou seja, a dose de reforço, para que fiquem todos os grupos vacináveis, mais protegidos da pandemia do novo coronavírus.