A Prefeitura de Várzea Grande, inicia a aplicação da ‘Quarta Dose’ de vacinação contra a Covid-19 para idosos com 75 anos ou mais a partir desta terça-feira (22), no Corujão da Vacinação. A medida segue o Plano Nacional de Imunização (PNI) e será realizada no Parque Berneck, das 16h às 22h, em sistema drive thru.
A população estimada desta faixa etária é de aproximadamente 4 mil munícipes. Para receber a quarta dose, é necessário que o idoso possua 75 anos ou mais e tenha recebido a dose de reforço, no mínimo, há quatro meses. A Secretaria Municipal de Saúde estabeleceu que seguirá o cronograma de imunização da Cidade, atendendo a faixa etária, vacinando também nas Unidades Básicas e demais eventos de vacinação.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, a imunização é uma recomendação do Ministério da Saúde e teve anuência do prefeito kalil Baracat e do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Várzea Grande.
“A ampliação da campanha de vacinação é uma importante decisão tomada pelo prefeito kalil Baracat, para a aplicação da quarta dose, pois seguimos avançando com confiança, ao lado da ciência. A recomendação é que todos os imunizantes disponíveis na rede poderão ser aplicados nesta nova etapa. O Comitê levou em consideração na decisão a proteção maior dos idosos, pois ainda circula a variante Ômicron, e chegou ao País a nova variante a Deltacron. Queremos evitar óbitos. O idoso deve comparecer nesta terça-feira (22) com o comprovante de vacinação da dose de reforço e um documento original com foto”, são estas as recomendações, afiançou o secretário Gonçalo de Barros.
“A ciência e a vacinação mostraram que estamos no caminho certo. Estamos com bons índices de vacinação, que repercutiram na queda de internações em unidades hospitalares em nosso município. De acordo com os números da secretaria municipal de Saúde, Várzea Grande já aplicou 469.039 doses da vacina contra a Covid-19, deste total, 222.934 da primeira dose, 173.991, segunda dose, 72.087, com a terceira dose, e 27 com a quarta dose (pessoas imunossuprimidas).Os dados de vacinação correspondem até o dia 18 de março. Agora vamos trabalhar na Campanha, na aplicação da quarta dose aos idosos em geral, dentro desta faixa etária de 75 anos ou mais, porém , neste dia também poderão comparecer pessoas que ainda não foram vacinadas, as que não se vacinaram com a segunda e terceira doses, sendo o foco principal iniciar a quarta dose e ainda, buscar as pessoas que não tomaram a terceira dose”, explicou Gonçalo de Barros, afirmando que todos devem completar sua cobertura vacinal, conforme as especificações da Campanha contra a Covid-19, e os chamados por faixas etárias.