O secretário municipal de Saúde Gonçalo de Barros afirmou que o fim da exigência do uso de máscara em Cuiabá vai impactar diretamente no processo de aplicação da terceira dose contra a Covid-19 e que isso pode prejudicar também Várzea Grande, região metropolitana da capital.
De acordo com Gonçalo, a secretaria de Saúde de Várzea Grande definiu como meta atingir 70% do público-alvo com a terceira dose para então analisar o fim da exigência da máscara na cidade.
No entanto, até agora, pouco mais de 50% da população foi imunizada com o reforço.
O secretário disse ainda que, após a liberação em Cuiabá, ele passou a sofrer uma pressão dos comércios para liberar em Várzea Grande também.
Gonçalo informou que até a próxima semana haverá uma reunião do comitê do município para discutir o assunto e que, mesmo se for voto vencido, não mudará de opinião.
Ele destacou que o uso de máscara faz lembrar que a pandemia ainda existe, tirando ela, “apaga-se tudo, até a necessidade de se proteger e completar o esquema vacinal”.
No início deste mês, mesmo com o decreto estadual que revogou a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em Mato Grosso, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, informou que o item continua obrigatório em locais fechados no município.
De acordo com o gestor, apenas em locais abertos, o uso é opcional na cidade.
Várzea Grande edita 2ª edição do ‘XÔ CORONA’ da vacinação infantil contra Covid-19 neste sábado (26), no Várzea Grande Shopping.A vacinação inicia no horário das 10h e vai até às 17h, na Praça de Alimentação.
Várzea Grande continua na estratégia de atrair pais ou responsáveis e dar novas oportunidades para vacinar suas crianças de 5 a 11 anos, em locais e horários diferenciados. Excepcionalmente neste sábado (26 de março), a vacinação acontece no Várzea Grande Shopping, no horário das 10h às 17h, na Praça de Alimentação, com a 2ª Edição do “‘XÔ CORONA’,com COVID não se brinca, vacine-se para brincar!”
Segundo o secretário Municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros, a ação acontece em parceria também com a iniciativa privada, neste caso, com o Várzea Grande Shopping, por entender que é um local onde as pessoas vão às compras e também buscar diversão, e porque não aproveitar e vacinar seu filho.
“É uma grande mobilização para a imunização das crianças que a Saúde Pública de Várzea Grande vem buscando estar em locais de fácil acesso, onde os pais podem levar seus filhos com tranquilidade, principalmente em um sábado. A iniciativa é uma oportunidade para os pais e responsáveis, que trabalham ou têm outros compromissos durante a semana, levarem seus filhos para se protegerem contra a Covid-19, em um local seguro, que a criança gosta de ir , local de lazer, e também de tomar a vacina”, disse o secretário, lembrando que esta estratégia tem dado certo, na descentralização da vacinação infantil, onde a cada três ou quatro dias, as equipes se deslocam para os bairros durante a semana.
“Defendo a tese de que mesmo que o número de crianças contaminadas pela Covid-19 seja menor, existem casos de crianças que adquiriram a forma grave da doença e de morte. A vacina além de proteger a saúde das crianças, é, também, uma proteção indireta para familiares considerados como grupo de risco. A vacinação em massa ajuda a parar a circulação do vírus, pois quanto maior o número de pessoas vacinadas, mais barreiras contra a circulação viral teremos em nosso município. E outra, em decorrência do momento pandêmico que ainda vivemos, é indicado levar a criança para se imunizar contra Covid-19. E, depois do intervalo da vacina contra a Covid-19, os pais devem ficar atentos e continuar a atualizar a carteirinha de vacinação delas contra as outras doenças”, afiançou Gonçalo de Barros.
A Saúde Pública de Várzea Grande orienta aos pais a seguirem orientações do pediatra da criança sobre a vacinação infantil contra a Covid-19. O Plano Nacional de Imunização recomenda que crianças de 5 anos e as imunossuprimidas de 5 a 11 anos só podem receber o imunizante da Pfizer, enquanto as demais podem ser protegidas pela Coronavac e pela Pfizer. Todas as vacinas aprovadas pela Anvisa são seguras e eficazes.
Para vacinar basta a criança estar acompanhada com os pais ou responsáveis, ter a carteirinha de vacinação em mãos, caso não tiver, será dada uma na hora; levar documento que comprove a idade da criança. Também manter o uso de máscara e higienização das mãos.
Ainda nesta semana, entre os dias 23, 24 e 25 de março (quarta, quinta e sexta) das 8h às 11h e das 13h às 16h, as crianças estarão sendo imunizadas, na Unidade Básica de Saúde, localizada no bairro Marajoara.
Calendário de Vacinação:
– Unidade de Saúde exclusiva para vacinação contra a Covid- 19 para crianças.
Dias: 23, 24 e 25 de março (quarta, quinta e sexta)
Local: Clínica de Atenção Primária à Saúde do bairro Marajoara
Horas: das 08h às 11h e das 13h às 16h.
-Unidades de Saúde que realizam vacinação de Covid-19 em adultos e adolescentes.
– Segunda a Sexta das 8h às 11h e das 13h às 16h
01 – Clínica de Atenção Primária Saúde – Cristo Rei
02 – ESF Manaíra
03 – Clínica de Atenção Primária à Saúde 24 de Dezembro
04 -Centro de Saúde Ouro Verde
05 – Centro de Saúde Aurília Curvo
06 – ESF Água Vermelha
07 – ESF São Mateus
08 – Clínica de Atenção Primária à Saúde Jardim Glória
09 – UBS Cabo Michel
10- Clínica de Atenção Primária à Saúde do Parque do Lago
11 – Centro de Saúde N S da Guia