A atriz cuiabana Bella Campos, de 24 anos, estreia pela primeira vez na televisão com a novela “Pantanal”, que vai ao ar nesta segunda-feira (28). Ela dá vida a personagem ‘Muda’. A participação dela, no entanto, chega ao público na segunda fase da história.
Ao g1, Bella contou que espera representar a região onde cresceu e valorizar a cultura pantaneira ao trazer esse olhar para o Centro-Oeste.
“Nunca me vi representada na TV por atrizes cuiabanas e da minha cor de pele. Agora, estou entendendo a importância que isso tem. Então, nada é impossível. Precisa batalhar muito e correr atrás. Mas quando começa a acreditar, começa a ser possível”, disse.
Segundo Bella, ela sempre visitou o Pantanal mato-grossense, porque o pai dela é biólogo e viajava bastante pela biodiversidade do bioma. Ela ia junto também com a irmã mais nova.
Depois de passar a infância em Cuiabá e transitando pelo interior do estado, Bella morou com a mãe no Sul do país, após a separação dos pais. Lá, ela começou a planejar entrar no mercado de trabalho em São Paulo, onde se arriscou e fez o teste para a novela Malhação 2020. Apesar de ter sido aprovada entre as primeiras, a novela foi cancelada devido à pandemia de Covid-19.
Ela não parou por aí e foi atrás de mais um teste, dessa vez para a novela Pantanal, que ganhou um remake. Bella estudou a primeira versão da novela e se preparou para os testes. Ela gravou as atuações direto da casa dela, usando o próprio celular. Foi então que ela foi chamada.
“Isso é simbólico. É trazer um olhar para a nossa terra, porque são poucas as produções no Centro-Oeste. Então, trazer um olhar para essa agricultura que alimenta o país, que, muitas vezes, são esquecidos”, contou.
Para ela, a paixão pela atuação veio acompanhada da descoberta do autoconhecimento. “Isso é plantada aos poucos. Quanto mais me conheço, mais me desenvolvo no meu trabalho. A atuação é muito pessoal, porque eu empresto o meu corpo para uma personagem e isso também diz muito sobre nós”, disse.
Antes disso, ela contou que tinha vontade de fazer psicologia, mas conforme foi estudando e se entregando à dramaturgia, percebeu que o destino era atuação.
Com incentivo e estudo, a paixão foi dando frutos. “É acreditar nos estudos, que também é muito necessário na atuação. Entender quem é você no mundo e traçar sua rota e objetivos. É subir escadinha por escadinha”, afirmou.
Sobre a personagem dela, Bella não deu spoiler. “A ‘Muda’ tem muitas camadas e vai ir se transformando durante a história”, explicou.
Há 32 anos, a primeira versão da novela foi ao ar pela TV Manchete, em 1990. Agora, com o remake, a novela foi readaptada por Bruno Luper, respeitando a originalidade criada por Benedito Ruy Barbosa.
A história conta uma saga familiar, com o amor como centro de toda a trama, assim como a natureza exuberante do Pantanal.
Na primeira fase da novela, o velho Joventino (Irandhir Santos) e o filho dele, José Leôncio (Renato Góes/ Marcos Plameira), são apresentados ao público.
Após o desaparecimento de Joventino, o filho busca construir a própria vida e se apaixona por Madeleine (Bruna Lizmeyer/ Karine Teles). Com isso, os dois decidem se mudar para o Pantanal, onde nasce o filho deles chamado Jove (Jesuíta Barbosa).