Ação de imunização realizada pela Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no último sábado, 30 de abril, ‘Dia D de Imunização’ foi considerado um sucesso pela equipe de Vigilância em Saúde do município. No total, 5.217 doses foram aplicadas, deste total 2.478 contra a gripe, 1.671 contra o sarampo (tríplice viral) , 513 contra a Covid-19 e 555 de outras vacinas do calendário vacinal da criança.
O secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, pontuou que a vacinação é uma das formas mais efetivas para a prevenção das duas doenças. Ele destacou que a vacina impede as complicações, internações e mortes. Além disso, frisou que todas as vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à população são estudadas, aplicadas, avaliadas e validadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Com participação massiva da população que compareceu às unidades de saúde na data do ‘Dia D’, nos proporcionou, a iniciar a segunda fase da campanha, que a partir de hoje ( 2 de maio) ,a vacina contra o sarampo (tríplice viral) deve ser aplicada, de forma indiscriminada, em crianças de 6 meses a menores de 5 anos e em trabalhadores da saúde, independente da faixa etária. A da gripe continua para idosos, gestantes, crianças de 6 meses a 4 anos. Estende para mulheres que deram à luz há 45 dias, pessoas com deficiência, professores, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de salvamento e segurança, portadores de doenças crônicas não-transmissíveis, indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo e portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens que cumprem medida socioeducativa e população privada da liberdade”, explicou o secretário.
Gonçalo de Barros, afirmou que a vacinação contra o sarampo é estratégica, por causa da reintrodução do sarampo no país, tornando um risco o surgimento de surtos da doença, que pode ser grave em alguns casos.
“ A Organização das Nações Unidas (ONU) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) vem alertando sobre o risco iminente de epidemia de sarampo, informando que os casos aumentaram cerca de 80% no mundo e que em muitos países, inclusive no Brasil, há surtos ativos .Por isso da necessidade de tomar a vacina, uma doença prevenível com vacina. A vacinação é algo extremamente relevante, tanto do ponto de vista individual e, principalmente, do coletivo”, sublinhou o secretário. Ele frisou ainda que a vacina da influenza está atualizada com a cepa H3N2 que está circulando este ano e que, por isso, mesmo quem tomou a vacina no final do ano passado, deve tomar novamente.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina de Moura, disse que foi registrado no país ocorrência dos novos casos de sarampo, devido à diminuição gradativa da cobertura vacinal contra a doença. Ela relata que o Brasil recebeu o Certificado de País Livre do Sarampo em 2016. No entanto, desde 2015, os índices de vacinação têm diminuído. A cobertura vacinal também tem se mostrado baixa na atual Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, iniciada em 4 de abril. De acordo com Relva, a meta da atual campanha é vacinar 90% do público alvo.
“A vacinação em Várzea Grande continua, e as doses estão disponíveis em todos os postos de saúde da Atenção Primária, contra o Sarampo e Gripe em nossa cidade. A campanha se estenderá até o dia 3 de junho. A meta da campanha contra a gripe é vacinar 90% dos grupos prioritários. Já na vacinação contra o sarampo, a meta é vacinar 95% em crianças de 6 meses a menores de 5 anos, e atualizar a caderneta dos trabalhadores de saúde”, explicou Relva Cristina.
Nova fase da Campanha contra gripe:
Devem ser vacinadas , crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11meses e 29 dias);Gestantes e puérperas; Povos indígenas; Professores; Comorbidades; Pessoas com deficiência permanente; Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; Trabalhadores portuários; Funcionários do sistema prisional; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; População privada de liberdade.
Vacina da gripe é trivalente:
A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.
Alerta da vacinação de crianças contra a Gripe:
No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.
– Vacina contra Covid-19: 10 pontos disponíveis para adultos e adolescentes: de 2 a 6 de maio:
– Unidades de Saúde que realizam vacinação de Contra a Covid- 19 para adultos e adolescentes:
-Horário: 8h às 11h e das 13h às 16h
– Locais:
– 01 – ESF Água Vermelha
– 02 – ESF Manaira
– 03 – Clínica de Atenção Primária à Saúde 24 de Dezembro
– 04 – UBS Cabo Michel
– 05 – Centro de Saúde Aurilia Curvo
– 06 – ESF São Mateus
– 07 – Clínica de Atenção Primária à Saúde Jardim Glória
– 08- Clínica de Atenção Primária Saúde – Cristo Rei
– 09- Centro de Saúde Ouro Verde
– 10 – Clínica de Atenção Primária à Saúde do Parque do Lago
– Ponto fixo no Várzea Grande Shopping: ‘Vacinação Cidadã’
-Vacinação para adultos e adolescentes e a aplicação da quarta dose para idosos acima de 80 anos:
– Dias: De segunda a sexta – de 2 a 6 maio:
– Local: Espaço do Centro Estadual de Cidadania, Piso 1, no Várzea Grande Shopping
– Horário: Das 10h às 18h.
Vacinas Disponíveis: Para pessoas acima 12 anos aptas a tomar a vacina; primeira dose(D1), segunda dose; dose de reforço (D3) e a quarta dose (D4) para imunossuprimidos com 18 anos e mais, e idosos acima de 80 anos.
– Unidade de Saúde exclusiva para vacinação contra a Covid 19 para crianças de 5 a 11 anos: 2 de maio:
– Horário: das 8h às 11h e das 13h às 16h.
-Clínica de Atenção Primária em Saúde do Marajoara e Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia.