O prefeito kalil Baracat, assinou DECRETO Nº 24 DE 03 DE MAIO DE 2022 que dispõe sobre reajuste tarifário do sistema de transporte coletivo urbano municipal, e foi publicado na data de hoje (6 de maio) no Diário Oficial dos Municípios.Um belo presente de aniversário a população de Várzea Grande
No Decreto a justificativa é de que o último reajuste tarifário ocorreu no ano de 2019, associado a alta de insumos, que faz parte dos componentes da planilha de custo operacional do transporte coletivo urbano e por conseguinte foram repassados aos custos operacionais.
Ainda no Decreto diz sobre estudo técnico realizado pelo economista Aurélio Levy Dias de Campos, registrado no Conselho Regional de Economia – CORECON-MT sob nº. 1.057, e ainda, a avaliação do corpo técnico da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana da Prefeitura Municipal de Várzea Grande, que valida o aumento.
A nova tarifa do sistema de transporte coletivo urbano de Várzea Grande terá o valor de R$ 4,95 (quatro reais e noventa e cinco centavos), a vigorar a partir da zero hora (00:00) do dia 09 de maio de 2022( segunda-feira).
“Faltou discussão e transparência para se chegar ao aumento, uma vez que a sociedade não foi consultada ou informada, por meio de Audiência Pública. Tudo acontece conforme as empresas querem, sem ao menos a prefeitura contestar. Se o prefeito quisesse, a tarifa poderia ser congelada”, é o que pensa a editoria do site Correiometropolitano.
Em tempos de crise, o trabalhador assalariado é o que mais sofre com taxas e juros. Quem ganha salário mínimo, sobrará pouco dinheiro para comprar comida, roupa, pagar escola para os filhos. O transporte Coletivo, necessário ao trabalhador, abocanhará mais de 40% do salário, com este novo aumento.
O tema dos 155 anos, do aniversário da cidade é “Várzea Grande faz 155 anos, quem ganha o presente é você”. E que presente prefeito.