Secretário Gonçalo de Barros vai combater ‘Nepotismo na Saúde’ junto com MPE/MT

Projeto de Lei vai oxigenar ações e outras atividades da Saúde de Várzea Grande

0
Prefeito Kalil e secretário Gonçalo: dterminação da Justiça

O secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros vai enviar à Câmara de Vereadores do Município projeto de lei abrangente cuja finalidade maior será a de combater o nepotismo na Pasta e estabelecer políticas públicas de saúde que possam elevar os serviços prestados hoje pelo órgão de saúde nas áreas primária, secundária e terciária objetivando com isso a proteção dos interesses da sociedade várzea-grandense.

Longe de afirmar que tomou essa decisão de promover a Saúde do município, somente agora que deixou de ser interino para titular da Secretaria de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros afiançou que desde que a assumiu a Pasta, mesmo como secretário interino, sempre pensou em desenvolver um trabalho que atendesse os interesses da população nas áreas primária, secundária e terciária da saúde pública do município.

“A intenção nossa desde quando assumimos a secretaria foi a de fazer uma política humanitária na Saúde, para toda a população de Várzea Grande. Essa reforma agora na administração na Saúde, não vem somente agora porque passamos a ser titular da Pasta. Nós entendemos que a Saúde tem seus deveres e obrigações. Assim nada de fazer uma política restrita no órgão. Nada de fazer uma política cultural na Saúde. Queremos sim, fazer uma política social, e com isso, deixaremos  de atender apenas 49 por cento daqueles que nos procuram para chegar a 70 ou 75 por cento de cobertura da população nas três principais áreas da saúde: primária, secundária e terciária. É a nossa expectativa nesta administração do prefeito Kalil Baracat,” disse Barros

Para o secretário de Saúde, a administração da Pasta de Saúde, tem que ser ampla geral e irrestrita. “Ela não pode se dar ao luxo de ser uma secretária para poucos. “Explico”: as ações da Saúde tem seu início na área primária, no atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) como aquelas que serão realizadas nos bairros São Mateus e Maringá; na secundária, com o atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e na terciária, com atendimento  a alta complexidade no Hospital e Pronto Socorro da cidade. Então, asseguro que a nossa gestão é única, não existe a administração de ‘paciência’ para o atendimento de quem  procura a Saúde,” asseverou o secretário.

“DOA A QUEM DOER”

Ainda abordando as melhorias que vai implementar na Saúde do município e contidas no projeto de lei a ser enviado à Câmara da Vereadores, Gonçalo de Barros assinalou também que o projeto vai corrigir o nepotismo hoje existente dentro da Pasta. “O cumprimento do projeto será acompanhado pelo Ministério Público Estadual de Mato Grosso (MPE/MT). Assim, não haverá mais o enfraquecimento do verdadeiro servidor (a) da Saúde, doa a quem doer. Com isso vamos valorizar o servidor da Secretaria de Saúde”, disse.

Continuando afirmou: “Quem não tem qualificação para ser servidor da Saúde não vai integrar o Quadro de Pessoal da Saúde. Com isso, vamos ter servidores valorizados, qualificados em seus cargos e carreiras e com suas devidas especializações técnicas,” frisou.

Por último, indagado pela reportagem, se agora como ‘titular da saúde’ já tem em mãos, planejamentos, ou outras soluções, projetos ou obras que possam dignificar ainda mais a Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros disse que melhorias vão aparecer com a política de expansão da Saúde Pública do município, “e ainda com obras como do Centro de Reabilitação (Cridac) de Várzea Grande e também mais  uma  UPA , que estão contidas para este mandato, são ações, obras e atividades que vão desenvolver a Saúde Pública de Várzea Grande. Fora isso também vamos qualificar o Hospital Materno Infantil, e construir lá leitos de UTIs, ficando somente após a construção dos leitos, um hospital exclusivo para gestantes e crianças. Hoje funciona como um braço do Hospital e Pronto Socorro,” finalizou, dizendo ainda, que cada projeto a ser implantado, passará pela anuência do Prefeito Kalil Baracat.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here