Upas de Várzea Grande começam a lotar por notificações da Covid-19

0

O secretário municipal de Saúde  de Várzea Grande, Gonçalo de Barros, afirmou que as Unidades de Saúde 24Hs do Ipase e Cristo Rei, estão superlotadas em decorrência do aumento de notificações de casos de Covid-19.”A cada 10 pacientes atendidos 6 são confirmações da Covid-19. Fora os atendimentos dos várzea-grandenses,  40% são de populações vindas da baixada cuiabana, onde muitos municípios não possuem Rede de Atendimento de Urgência e Emergência e ainda os da Capital, que muitos vêem buscar atendimento aqui na nossa cidade pela proximidade territorial”, disse ele.

Questionado o secretário pelo Correio Metropolitano, se novas medidas vão ser adotadas, como uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados, como escolas, igrejas e comércio, além de novamente referenciar a Upa do Ipase unidade exclusiva no atendimento a Covid-19, ele se limitou a dizer que já estuda novas medidas, e que as decisões passam pelo Comitê de Enfrentamento a Covid-19, onde uma reunião ainda será marcada, onde apresentará um novo Plano de Ação, mas vai depender do aval do prefeito kalil Baracat e do presidente do Comitê, que em Várzea Grande, diferente de todos os municípios, estados e União é presidido por secretários municipais, estaduais de Saúde, e Ministro da Saúde,  e aqui no município por secretário de Educação. Sendo esta decisão uma grande distorção, na opinião do jornal eletrônico.

O Prefeito kalil Baracat, no início do seu mandato, deu todo aval, ao secretário de Saúde nas tomadas de decisões sobre a Pandemia. Tá na hora de mudar as pessoas que compõem o Comitê de Enfrentamento a Pandemia. É aquele velho jargão ” Dai a César o que é de Cesar” .

Nos meandros da política várzea-grandense, estas eleições estão mostrando as caras e os lados políticos em que o prefeito kalil Baracat deve observar. Amigos amigos política a parte. O que não pode politizar é a saúde, e tem muitos candidatos tentando furar a fila do SUS, na compra do voto, e desqualificando servidores de carreira, que dedicam suas vidas ao Sistema Único de Saúde. Bem menos vereadores e deputados candidatos. O SUS é gratuito, e todos que buscam as unidades tem direito ao atendimento. O TRE já está de olho, nesta velha prática. Desqualificar servidores em detrimento próprio é muito feio. Estamos é bem atentos e alertas.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here