Várzea Grande terá plantão de vacinação contra Covid-19, neste sábado (16), para adolescentes, adultos e idosos. O município segue aplicando todas as doses de todos os laboratórios, incluindo a segunda dose de reforço para pessoas acima de 40 anos (4ª dose). A imunização ocorre no Ginásio Poliesportivo Fiotão, das 8h às 16h, em horário corrido, sem intervalo para o almoço.
No dia da imunização é necessário apresentar um documento com foto, ou CPF e o comprovante de imunização com as doses anteriores. Para quem não tomou nenhuma dose leve também o comprovante de residência, que o cadastro será feito no local da vacinação.
A Secretaria de Saúde de Várzea Grande ressalta que a segunda dose de reforço da vacina contra a COVID-19 já está liberada para pessoas com 40 anos ou mais e para profissionais da saúde e imunossuprimidos, conforme diretriz do Ministério da Saúde.
O alerta é para observar os prazos de intervalo de uma dose para outra. Da primeira dose para a segunda dose, está especificado no cartão o intervalo, porque depende do laboratório que produziu o imunizante. Por exemplo: Coronavac é recomendado o intervalo de 28 dias, o da Pfizer, AstraZeneca 56 dias, Janssen 60 dias primeiro reforço e 120 segundo reforço.
Já para a 3ª dose,12 anos ou mais , o intervalo é de 120 dias após aplicação da 2ª dose.
Para a 4ª dose (segunda dose de reforço), 40 anos ou mais, o intervalo é de 120 dias após a aplicação da 3ª dose.
2º reforço da Janssen, o intervalo é de 120 dias após ter tomado o 1º reforço.
“A Ação de intensificação do Plantão da Vacinação, visa chamar a atenção das pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal, além de alternativa às pessoas que trabalham e não conseguem buscar atendimento no período convencional. Para atender a demanda esperada de mais de 4 mil pessoas, o estoque de imunizantes está abastecido. Precisamos que a população venha se vacinar neste sábado, sendo mais uma ação extra, que a Saúde Pública de Várzea Grande disponibiliza a todos os munícipes. As vacinas também estão sendo aplicadas em 17 pontos da cidade, nas Unidades Básicas de Saúde, em horário de expediente, de segunda à sexta, e no Ponto do Várzea Grande Shopping”, alertou Gonçalo de Barros.