A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) recebeu o resultado positivo de mais quatro casos de monkeypox vírus, popularmente conhecido como varíola dos macacos.
Os casos envolvem uma mulher de Sorriso e três homens, sendo dois de Cuiabá e um residente de Várzea Grande.
Até esta terça-feira (16), Mato Grosso registra o total de oito casos confirmados de varíola dos macacos, sendo três residentes de Várzea Grande, quatro residentes de Cuiabá e um residente de Sorriso. Os pacientes tem idade entre 26 e 50 anos. Todos apresentam sintomas leves.
Segundo o secretário municipal de Saúde de VG, o município já se prepara para esta nova doença, e já capacitou médicos, enfermeiros e técnicos em saúde que trabalham na ponta.
” Estamos já finalizando nosso Plano de Contingência contra a varíola dos macacos. Porém a nossa unidade referência, no tratamento dos casos, já esta sendo escolhida e preparada para novas emergências. Os casos confirmados no nosso município, os pacientes estão em casa, com sintomas leves e sendo monitorados, apenas um caso sob investigação e três já confirmados. Entregamos no Hospital e Pronto Socorro a ala vermelha, com 17 leitos simi intensivo, sendo destes três de estabilização. A Nossa rede está sendo remodelada, desde o advento da Covid-19, então estamos em constante adaptações conforme o surgimento das doenças”, disse o secretário.
As amostras para a confirmação dos casos são encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT) e direcionadas para o Laboratório Central do Distrito Federal, unidade de referência nacional para a análise do material.
Ainda há a investigação de outros 17 casos suspeitos em Mato Grosso, sendo seis em Cuiabá, três em Rondonópolis, um em Várzea Grande, um em Sorriso, dois em Barra do Garças, um em Comodoro, um em Nova Xavantina, um em Araputanga e um em Diamantino.