A Câmara de Cuiabá suprimiu as sessões ordinárias em decorrência do processo eleitoral. Para dar maior liberdade aos vereadores que disputam o pleito deste ano, as sessões realizadas as quintas passam a ocorrer às terças-feiras.
Desta forma, as terças serão realizadas duas sessões ordinárias, sendo uma pela manhã e outra a tarde. A medida foi aprovada em plenária nesta terça-feira (6) e já passa valer já nesta semana. A alteração foi sugerida pelo vereador Chico 2000 (PL), que na semana passada foi eleito o novo presidente do Parlamento Municipal, mas assumirá o mandato apenas em 1º de janeiro do próximo ano.
Segundo ele, a realização das duas sessões plenárias às terças visa beneficiar os parlamentares que estão disputando a eleição deste ano, ou estão envolvidos em campanhas eleitorais de terceiros.
“Temos vários vereadores candidatos que estão nesses últimos vinte e poucos dias de campanha correndo, pedindo voto, construindo suas eleições. Os outros vereadores estão envolvidos em campanhas eleitorais. Em razão disso, para que não tenhamos as sessões esvaziadas eu requeri em plenário que colocasse para apreciação a possibilidade de trazermos a sessão de quinta para terça. Desta forma, na terça realizaremos duas sessões, uma de manhã, outra a tarde, e assim estaríamos propiciando os candidatos”, explicou Chico.
Dos 25 vereadores por Cuiabá, 11 disputam a eleição deste ano, sendo sete para o cargo de deputado estadual, três para federal e um que tenta uma vaga no Senado da República.