Ouvidoria Eleitoral de MT adota ligação gravada para que eleitor possa deixar recado no horário fora do expediente

Em uma semana foram recebidas 90 gravações

0
Desde o dia 29 de agosto, o eleitor pode entrar em contato com a Ouvidoria Eleitoral de Mato Grosso no 0800 647 8191 em qualquer hora do dia. Isso porque a unidade adotou o modelo de atendimento 24 horas.
Nos dias úteis o expediente é das 07h30 às 19h e das 15h às 19h nos sábados domingos e feriados. Fora do horário de expediente, o eleitor terá a opção de deixar recado que a unidade irá retornar.
Quando o contato do eleitor se der fora do horário de expediente, a orientação da Ouvidoria é que o eleitor deixe o recado seguindo algumas orientações. É importante que o cidadão inicie a mensagem se identificando por meio do nome completo e após, faça a denúncia e/ou solicite um serviço, detalhando o máximo que possa a informação.
O auxiliar da Ouvidoria, Gilson Henrique Verlangieri Carmo explica que é muito importante que o eleitor atenda às recomendações para facilitar o retorno por parte da Ouvidoria. “Grande parte dos eleitores que ligam fora do expediente informam apenas o nome e depois ficam em silêncio até cair a ligação. Para facilitar o atendimento peço que se identifique e em seguida faça sua solicitação ou denúncia”.
Em uma semana a Ouvidoria 24 horas recebeu mais de 90 ligações gravadas. Além do contato telefônico no 0800 647 8191, o cidadão pode entrar em contato por e-mail: ouvidoria@tre-mt.jus.br.
Acesso à informação
A Ouvidoria Eleitoral de Mato Grosso é um órgão voltado à defesa dos direitos e garantias fundamentais do cidadão, atribuindo maior transparência aos trabalhos e ações do TRE-MT. É um canal aberto ao recebimento de elogios, reclamações, sugestões, denúncias e solicitações de acesso à informação.
É importante ressaltar que com relação às denúncias de fake news sobre o processo eleitoral ou o sistema eletrônico de votação, existe um canal específico, o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições. A ferramenta recepciona estas denúncias e rapidamente as envia como prioridade às plataformas digitais e agências de checagem parceiras da Justiça Eleitoral.
Já as condutas inadequadas de candidatos devem ser registradas via aplicativo Pardal. Enquadram-se nesta opção casos de infrações relacionadas à propaganda eleitoral, mensagens desinformativas contra candidaturas, indícios de irregularidades em arrecadações de campanha, entre outras. O Pardal está disponível para download no Google Play e na Apple Store.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here