Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Manaus e Rio Branco
Alerta especial: perigo de temporal e chuva volumosa, com potencial para transtornos para a população, no oeste sul do Paraná, no oeste, centro e Sul de Santa Catarina e na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.
Alerta para temporais na faixa Norte do Rio Grande do Sul, incluindo o planalto e a Serra gaúcha, na grande Florianópolis, no litoral norte catarinense, no vale do Itajaí, no centro sul e noroeste do Paraná, no oeste sul de Mato Grosso do Sul, no oeste de Mato Grosso, no sul de Rondônia, no noroeste do Amazonas e em Roraima.
Atenção para chuva moderada forte, raios e fortes rajadas de vento no norte e leste do Paraná, incluindo Curitiba, no litoral central e sul do Rio Grande do Sul, no oeste, centro – sul e leste de São Paulo, incluindo a capital paulista, no centro Norte e Leste de Mato Grosso do Sul, no Sul centro e norte de Mato Grosso, em Rondônia ( exceto no sul do estado), no no sul, leste e centro do Amazonas
Atenção para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 11 e 20% no leste do Tocantins no nordeste de Goiás, no extremo noroeste de Minas, no oeste da Bahia e no Vale do São Francisco e no extremo sul do Piauí e do Maranhão.
A circulação de vento sobre o Brasil, em diversos níveis da atmosfera, está forçando uma concentração de umidade num corredor que une o Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e parte de São Paulo.
Uma área de baixa pressão atmosférica se intensifica entre o Paraguai e o Brasil ajudando a formar nuvens carregadas nessas regiões, com potencial para provocar fortes pancadas de chuva no decorrer desta terça-feira.
O ar seco ganhou força sobre Minas Gerais, Rio De Janeiro e Espírito Santo e ainda predomina pelo interior do Nordeste. A menor umidade disponível na atmosfera dificulta a formação de grandes nuvens e ocorrência de chuva.
Quase toda a Região Sul do Brasil tem uma terça-feira com o tempo muito instável, com pancadas de chuva frequentes, raios, risco de chuva e vento forte. Só não deve chover no centro-oeste e sul do Rio Grande do Sul. Com o excesso de nebulosidade e a chuva, a temperatura fica amena na Região.
Na Região Sudeste o sol, o calor e o tempo seco predominam sobre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Pode chover rapidamente no litoral norte capixaba. O norte de São Paulo também fica sem chuva nesta terça-feira e o sol predomina. Nas outras áreas do estado de São Paulo, incluindo a região da capital paulista, há previsão de várias pancadas de chuva, principalmente à tarde e à noite, com risco de chuva forte em vários locais. Faz calor em todo o Sudeste.
Na Região Centro-Oeste do Brasil, quase todas as áreas têm períodos com sol e pancadas de chuva no decorrer do dia. O tempo seco e o sol predominam o dia todo no Distrito Federal, no centro, leste e norte de Goiás, incluindo a região de Goiânia. Há previsão de muita chuva no oeste e sul de Mato Grosso do Sul e na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia.