Em parceria com o Estado, Prefeitura já instalou mais de 6 mil lâmpadas de LED em 12 bairros e 7 grandes avenidas

O secretário Breno Gomes destaca economicidade e durabilidade, já que as novas lâmpadas reduzem em média 50% o consumo de energia e têm três vezes mais tempo de vida útil.

0

Ao longo deste segundo semestre de 2022, quem passa pelos bairros Costa Verde, Jardim Imperador, Ipase, Nova Várzea Grande, Jardim dos Estados, Planalto Ipiranga, Nova Canaã, Manga, residenciais Aurília Curvo, Noise Curvo, Maringá I, II e III percebe um novo aspecto, principalmente no período noturno, graças à instalação de mais de 6 mil lâmpadas de LED de 250 watts. Os serviços estão sendo executados por meio do programa MT Iluminado, em uma parceria entre a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

Além desses bairros, as lâmpadas novas também foram instaladas nas Avenidas Ulisses Pompeu de Campos, FEB, João Ponce de Arruda, Alameda, 31 de Março, Julião de Brito, Íris de Siqueira e Tricolor, essas quatro últimas no Cristo Rei, bairro cujo centro comercial também já foi beneficiado. No momento, está sendo executada a manutenção na iluminação pública do bairro Construmat. No total, cerca de 6 mil lâmpadas já foram trocadas no programa MT Iluminado.

O prefeito Kalil Baracat destaca que as melhorias na iluminação pública promovem eficiência e economia de energia elétrica, além de dar mais qualidade de vida aos várzea-grandenses. “Essas lâmpadas garantem melhor luminosidade nas ruas e avenidas da cidade e geram economia para o Município, sem falar na segurança que proporcionam aos moradores dos bairros, principalmente aos pedestres. Agradecemos ao governo do Estado por esta relevante parceria”, enfatizou o prefeito.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, o Município ganha com a economicidade das lâmpadas de LED, que reduzem em média 50% o consumo de energia elétrica em comparação com a lâmpada de 200 watts vapor metálico, além de terem maior durabilidade. “Os custos com iluminação pública estão sendo otimizados com a troca por lâmpadas que duram em média um ano e meio, enquanto as antigas duravam de 120 a 180 dias. Com isso, o custo com manutenção também diminui exponencialmente”, afirma Breno.

De acordo com o engenheiro eletricista da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Careolano Miranda, as próximas instalações estão previstas para ocorrer no bairro Alameda e em toda a extensão da Avenida Júlio Campos. Segundo ele, até o final deste ano, a expectativa é que 13 mil novas lâmpadas de LED já tenham sido instaladas por meio do convênio com o governo do Estado, que disponibiliza as lâmpadas, ficando a cargo do Município providenciar a mão-de-obra para colocação dos materiais elétricos.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here