Mesmo reconhecendo um cenário de instabilidade econômica e política, o que já afeta a economia de Várzea Grande, segunda maior cidade de Mato Grosso, o prefeito Kalil Baracat, anunciou o enquadramento por nível e por classe de mais de 2 mil servidores de carreira da área da Educação Municipal.
O anúncio foi feito durante a solenidade de inauguração do Núcleo Tecnológico Educacional de Várzea Grande (NET-VG), uma parceria entre a Google e Várzea Grande que se tornou o primeiro município do Centro Oeste do Brasil a implantar definitivamente laboratórios de robótica, de informática
“Estamos fazendo justiça com a carreira dos profissionais do ensino que a mais de 12 anos aguardavam um direito certo e que iremos cumprir a partir de janeiro de 2022”, explicou o gestor municipal.
Ele frisou que a queda na arrecadação vai exigir a tomada de decisões, mas também a definição de prioridades e uma delas é o reconhecimento da importância do servidor público que é a mão da Prefeitura de Várzea Grande quando garante saúde, educação, segurança, social e obras, “ações que melhoram a qualidade de vida de toda a população, pois não existe saúde, educação, social, segurança e obras sem profissionais”, frisou o chefe do Poder Executivo Municipal.
Kalil fez questão de ressaltar que sua Administração tem se pautado pelo atendimento aos anseios populares, dentre os quais se engloba a questão do servidor público e das atividades que eles prestam para a população.
“Lembro que neste ano de 2022 concedemos aumento de 7% para a grande maioria dos servidores públicos municipais, além do enquadramento por nível para todos e concedemos 12,84% de reajuste para os professores da Educação Municipal que vão iniciar o ano de 2023 com o enquadramento total, de nível e de classe para todos os servidores de carreira da Educação Municipal”, frisou Kalil Baracat.
O prefeito de Várzea Grande sinalizou ainda que o enquadramento é o reconhecimento aos esforços daqueles que mesmo sendo mestres, vão em busca de qualificação e maior aprendizado para formar futuros profissionais.
“Quem constantemente estuda e amplia seu conhecimento, visando ensinar ao próximo, demonstra responsabilidade, senso do dever cumprido e principalmente amor a profissão e para com aqueles que serão seus alunos”, exortou Kalil Baracat lembrando que vem de uma família de professores e mestres em Educação.
O secretário de Educação, Silvio Fidélis, ressaltou que todos os servidores públicos municipais, dentro da realidade econômica e dos parâmetros legais, têm sido contemplados em suas aspirações, tanto que os da Educação, assim como os demais, obtiveram 7% de RGA e os professores 12,84% por terem sua política salarial decidida pelo Governo Federal e cumprida por Estados e Municípios.
“Avançamos muito nos últimos anos em ganhos salariais, concurso público, capacitação e agora no enquadramento”, disse Silvio Fidélis lembrando que a vontade do prefeito Kalil Bacarat era de conceder mais benefícios para todos os servidores, pois não existe diferença por áreas profissionais, todos são importantes, mas existem limitações legais e financeiras.
Profissionais da Educação que participavam da solenidade de inauguração do Núcleo Tecnológico de Várzea Grande (NET/VG) em uma parceria da Google comemoraram o inesperado anúncio feito pelo próprio prefeito.
“Profissional mais bem remunerado, com certeza representará alunos melhor preparados. A missão de ensinar não se pode mensurar pelo ganho financeiro, pois o ensino transcende qualquer compensação que não o amor a educação e a transferência de conhecimento”, disse Izabel Vitalino, Diretora da EMEB Abdalla José de Almeida, uma das maiores unidades educacionais de Várzea Grande e com vários resultados positivos. A referida escola é referência no Grande São Matheus.
Para Sarah Jane de Campos, Diretora da EMEB Deputado Ary Leite de Campos, no Grande Jardim dos Estados, mais precisamente no Parque das Mangabeiras, todo investimento que estimule os profissionais a se preparar e capacitar é sempre bem-vindo.
“Vivemos em um país onde o ensino e o profissional educador são pouco reconhecidos, em que pese, essa não ser uma realidade definitiva, pois Várzea Grande, vem a muito tempo dando exemplos de compromisso com a Educação, com os alunos, com os pais, com a cidade, com Mato Grosso e com o Brasil, pois assegurando melhor conhecimento para todos, estamos mudando o país”, disse a diretora.
Sarah Jane apontou ainda que o prefeito Kalil Baracat, juntamente com sua equipe de governo vem cumprindo com todos os compromissos assumidos, não apenas com a Educação, mas com toda a área administrativa. “A gente percebe que Várzea Grande tem evoluído, tem se desenvolvido e principalmente se sobressaído, pois é uma gestão que pensa em prol da cidade e de sua gente”, acrescentou ela.
Já Vilma Auxiliadora que administra a EMEB Maria de Lourdes Toledo Areias, na Praia Grande, afirmou que existe uma relação muito forte entre o prefeito Kalil Baracat, que tem formação em uma família de professores e profissionais da Educação, bem como, do secretário Silvio Fidélis e sua equipe na SMECEL, sempre na busca de evoluir, de melhorar e obter resultados positivos para a população estudantil.
“Existem metas a serem atingidas e isto estimula muito o profissional da Educação, ainda mais quando se tem reconhecimento, condições de trabalho dignas, escolas com capacidade de atendimento. O professor e os profissionais da Educação são a parte mais importante de uma corrente que exige unidades escolares aptas para atender as necessidades de sua população
e o melhor de tudo é saber que com o passar do tempo os resultados aparecerão”, disse Vilma Auxiliadora.
Para Eva de Paulo Viera Santos o anúncio do prefeito pegou a todos de surpresa. “Não poderia receber melhor notícia e presente de Natal”, disse a diretora enaltecendo a decisão do prefeito Kalil Baracat que determinou as Secretarias, de Educação, bem como, de Administração para que apresentem na prática os estudos de impacto de custo a médio e longo prazo, para promover a implantação de um direito garantido desde 2010.
Ela que é do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Jayr Luíza de Campos Untar – Dona Pequenina, na Capela do Piçarrão, lembrou ainda que o secretário Silvio Fidélis sempre tratou a questão de forma clara e em defesa da implantação do benefício autorizado pelo prefeito e que também era defendida por muitos vereadores.
A diretora ponderou que o enquadramento reconhece os esforços profissionais daqueles que mesmos sendo professores ainda se sentam em cadeiras para se aperfeiçoarem e se tornarem melhores.
Diretora da EMEB Honorato Pedroso de Barros, no Bairro Água Vermelha, Marilene Maria da Silva, frisa que ser reconhecido profissionalmente é sempre um estímulo para qualquer um.
Para ela, é fundamental o tratamento que a atual administração dispensa ao funcionalismo público e aqueles da área educacional.
Ana Paula Vargas, uma das mais novas diretoras e que gerencia a EMEB Mercedes de Paula Sôda, no Jardim Paula, “o mais importante é saber que enquanto profissionais, se nos dedicarmos, nos preparamos melhor, estudando e capacitando, serem reconhecidos pelos gestores, pelos demais companheiros, alunos e pais dos alunos”, explicou ela, reconhecendo como fundamental a determinação do secretário Silvio Fidélis e sua equipe.