As obras da nova Estação de Tratamento e Abastecimento de Água – ETA Barra do Pari no bairro Chapéu do Sol, realizada em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso já superam 50% executadas e o prefeito Kalil Baracat, reafirmou o compromisso dele e do governador Mauro Mendes de entregar essa nova unidade ainda no primeiro semestre de 2023.
No final de 2022, Mauro Mendes e Kalil Baracat, além de outras autoridades, visitaram as obras da ETA e reforçaram ao consórcio vencedor da licitação a emergência em acelerar as obras e reduzir os prazos para entrega dela.
“Estamos no início do nosso terceiro ano de gestão com o mesmo compromisso reafirmado na campanha eleitoral em ter como prioridade um a questão do abastecimento de água e do esgoto sanitário”, frisou Kalil Baracat sinalizando por mais investimentos, mais obras nestes e em outros setores da Administração Pública.
Com capacidade de 250 litros por segundo ou 21,6 milhões de litros por dia, a nova ETA vai abastecer toda uma região de 50 bairros ao longo dos dois lados da Rodovia Mário Andreazza e que acomoda mais de 100 mil moradores, comércios e indústrias.
“Indiretamente outros 50 mil habitantes serão beneficiados por essa obra, pois ela vai reforçar a produção, tratamento e distribuição de água dos sistemas antigos que hoje são utilizados para abastecer esses bairros com intermitência, ou seja, com 12 horas de abastecimento por 36 horas sem abastecimento”, disse o engenheiro Bruno Rossi.
O engenheiro sanitário que faz parte da equipe técnica da Secretaria de Assuntos Estratégicos, lembrou que a mesma operação ocorreu com a ETA Grande Cristo Rei, inaugurada em dezembro de 2021 e que produz 320 litros por segundo ou 27,6 milhões de litros por dia que atende a 100 bairros do Grande Cristo Rei com mais de 130 mil habitantes.
“A inauguração da ETA Grande Cristo Rei construída com recursos próprios de Várzea Grande, permitiu uma sobra de 150 litros por segundo ou 12,9 milhões por dia que eram enviados da ETA da Avenida Júlio Campos para atender aos moradores da região e com a nova unidade passaram a reforçar o sistema central de captação, tratamento e distribuição de água para outras regiões e assim vai acontecer também com a ETA Barra do Pari/Chapéu do Sol”, disse o engenheiro.
Kalil Baracat frisou ainda que as duas obras foram licitadas com preços acessíveis e respeitando o que existe de mais moderno na captação, tratamento e distribuição de água de qualidade para toda a população.
“Até o final de nossa gestão trabalhamos para que todos em Várzea Grande tenham abastecimento de água todos os dias”, disse Kalil Baracat, lembrando que novas obras permitem que os sistemas antigos sejam revitalizados e melhorados para então se ter um sistema confiável e de resultados.