Saúde de VG Reforça: Carnaval acende alerta para doenças sexualmente transmissíveis e para uma boa alimentação

Neste período de recesso do Carnaval as Upas do Ipase , Cristo Rei e o Hospital e Pronto Socorro Municipal  funcionarão 24hs em sistema de plantão.

0

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Várzea Grande, estão orientando a foliã e o folião, neste período de Carnaval, sobre prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de distribuição de preservativos masculinos e femininos e a realização de testes rápidos. Os exames de testagem rápida são para Hepatite B e Hepatite C, HIV e Sífilis. O resultado sai na hora.

Como explica o Superintendente de Atenção Primária a Saúde, Geovane Renfro, é importante todo o tipo de alerta, carnaval, remete a festa, folia, alegria, porém todos precisam se cuidar e se prevenir de doenças e adotar uma boa alimentação.

Embora os cuidados com a prevenção às Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) devam ocorrer durante todo o ano, neste período de Carnaval eles precisam ser intensificados. Para reforçar o alerta, a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, alerta sobre a importância do cuidado com a saúde, com o foco em doenças como HIV/Aids, hepatites e sífilis, por meio do sexo seguro.

“Já temos na rotina das unidades a distribuição de insumos preventivos para a população. São preservativos externos e internos, gel lubrificante, teste rápido para diagnóstico de HIV, triagem de Sífilis e Hepatites Virais B e C. Já estão sendo desenvolvidas ações para sensibilizar a população sobre a necessidade de prevenção às ISTs durante as festividades. A preocupação deve existir sempre, mas, nesse período, quando as pessoas costumam aproveitar os dias de folia, é que aumentam os riscos de exposição às infecções sexualmente transmissíveis. Por ser um evento de grande relevância em quantidade de pessoas, o Carnaval se torna uma ocasião em que há um alto consumo de álcool, o que eleva o risco de as pessoas terem relação sexual sem proteção. Por isso, há uma necessidade maior de divulgação das formas de prevenção e os cuidados”, diz Geovane Renfro.

O alerta é também para  a foliã ou o folião que considera ter tido a possibilidade de ter sido exposto às ISTs por meio de uma relação sexual, pelo não uso ou rompimento do preservativo, é muito importante fazer a testagem rápida de HIV/Aids, hepatites virais B e C e sífilis, nas Unidades de Saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Dessa forma, é possível iniciar o tratamento o mais rápido possível, em caso de diagnóstico para alguma dessas doenças.

Neste período de recesso do Carnaval as Upas do Ipase , Cristo Rei e o Hospital e Pronto Socorro Municipal  funcionarão 24hs em sistema de plantão.

Outra preocupação é sobre a Covid-19, que mesmo com uma situação mais controlada em relação à covid-19, a Saúde de Várzea Grande orienta sobre alguns cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas. Entre as medidas de prevenção a serem adotadas estão a lavagem frequente das mãos; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; uso de máscaras em caso de sintomas.

“São ações simples de serem executadas, com boa capacidade de evitar a transmissão de doenças como a Covid-19 e a influenza, protegendo a nós mesmos e àqueles que estão ao nosso redor”, destaca Geovane, lembrando também a importância de se procurar atendimento médico em caso de sintomas respiratórios.

Se a pessoa sentir febre, tiver tosse ou dor de garganta, recomenda-se que procure atendimento em um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento, bem como o uso da máscara”, finaliza.

A outra preocupação da Saúde Pública é quanto à alimentação e o bem estar do folião em geral

“As dicas são: Beba muita água e hidrate- se. Caso ingerir bebidas alcoólicas é fundamental intercalar o consumo com a água. A bebida alcoólica desidrata o corpo, por isso é importante manter a ingestão de água em conjunto; Comer frutas da estação: As frutas possuem vitaminas e minerais que auxiliam em diversas funções do organismo, dentre elas no processo de desintoxicação; comer  vegetais verde-escuros: Alimentos como a couve, o brócolis, a rúcula, o agrião estes vegetais atuam no processo de desintoxicação, auxiliando o funcionamento do fígado. E por fim fique em alerta sobre as condições de higiene dos locais que você se alimenta: Os alimentos devem estar conservados adequadamente”, orientou o Superintendente de Vigilância em Saúde Geovane Renfro.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here