Lembrado o 15 de julho, o Dia Nacional do Homem, a Secretaria Municipal da Saúde de Várzea Grande por meio da Atenção Primária a Saúde realizou na manhã desta sexta-feira, 14, uma ação de promoção à saúde aos servidores do Departamento de Água e Esgoto-DAE-VG. Aferição de pressão arterial, exames de glicemia e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C foram alguns dos serviços oferecidos aos servidores da autarquia.
Como explica o secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Aparecido de Barros, o dia para a Rede de Serviços do Sistema Único de Saúde, traz a público uma série de orientações para estimular os homens a cuidarem da sua própria saúde de forma integral.
“A ação foi pensada com foco nos homens, iniciando a ação pelo DAE, que tem um grande número de servidores homens, com a finalidade de chamar a atenção desse público para a necessidade de uma saúde preventiva. “Como o dia 15 de julho é o Dia Nacional do Homem, nós desenvolvemos essa atividade para alertar sobre a importância dos cuidados básicos com a saúde que todos devem ter. A oferta destes serviços como testes rápidos, aferição de pressão e glicemia é uma forma de trabalhar a prevenção e promover a qualidade de vida”, disse o secretário.
Gonçalo assinalou, ainda, que a realização de exames e procedimentos rotineiros previne em até 90% a ocorrência das doenças que afetam os homens.“ E foi justamente com o intuito de dar uma atenção especial à saúde do homem neste dia e lembrar a todos os homens várzea-grandenses que o atendimento do homem, assim como da população em geral, inicia na Atenção Básica (atendimento primário), pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A partir da consulta, o profissional de saúde pode encaminhar o paciente para outros serviços necessários dentro do Sistema Público de Saúde”, explicou Gonçalo de Barros.
“Na Atenção Básica a população masculina pode fazer uma série de exames de check-up, buscando a prevenção, como: sangue (hemograma e dosagem dos níveis de colesterol total e frações, triglicerídios, glicemia e insulina); aferição de pressão arterial, teste de glicemia, atualização do cartão de vacina, verificação de peso e cálculo de IMC (índice de massa corporal); e função pulmonar (indicada aos fumantes). Também realizar os testes do vírus da hepatite B (HBsAg); da detecção de sífilis; e anti-HIV e dos vírus da hepatite C. Esses cuidados de prevenção, devem ser feitos da infância, adolescência e até à vida adulta e velhice”, alertou o secretário.
Segundo o superintendente de Atenção Primária a Saúde, Geovani Renfro, o câncer de próstata é o primeiro tipo de câncer que mais acomete homens, seguido por estômago; leucemia linfoide e pulmões, em decorrência dos maus hábitos, como exemplo bebidas, cigarros e falta de cuidar da saúde preventiva.
“De cordo com as estatísticas de sistemas do SUS, os homens vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres, que chegam a alcançar a idade de 77,4 anos, contra 70,2 deles. Fora que os agravos do sexo masculino se constituem em grandes problemas de saúde pública. Por isso que a nossa sensibilização e nosso alerta são importantes para que o homem assuma este hábito tão importante que é o do cuidado; o zelo com o corpo e com a saúde física e mental. Os homens dificilmente frequentam as Unidade de Saúde, a gente ter que ir até eles. Então a nossa proposta é justamente levar a saúde para perto dos homens, iniciando com os servidores, cujas ações serão de forma continuada”, disse ele.
“No SUS seguimos a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem que está alinhada com a Política Nacional de Atenção Básica – porta de entrada do Sistema Único de Saúde – com as estratégias de humanização, e em consonância com os princípios do SUS, fortalecendo ações e serviços em redes e cuidados da saúde. E as Unidades Básicas possuem ações de atenção integral à saúde do homem, e prestação de serviços, além de acesso a exames, consultas, dispensação de medicamentos, visando estimular o autocuidado e com a saúde também dos homens”, explicou Geovani Renfro.
Depoimentos:
O Presidente do Departamento de Água e Esgoto-DAE-VG- Carlos Alberto Simões de Arruda, participou ativamente das ações e fez questão de realizar todos os exames ofertados durante o evento.
“Fiz todos os testes previstos, aferi minha pressão, passei pelo médico, fiz os testes sanguíneos e graças a Deus tudo em ordem. Fiz exames preventivos necessários. Aqui no DAE, os serviços não param e o órgão funciona 24horas, e muitos funcionários, não tem tempo de cuidar da sua saúde. Iniciar uma ação desta pelo DAE foi muito bom, porque nossos servidores são mais que 95% constituídos por homens. Dar esta oportunidade a todos, é a forma humanizada que a Saúde Pública trata sua população. Quero agradecer ao Prefeito kalil Baracat e ao secretário de Saúde, Gonçalo de Barros, por este olhar aos nossos colaboradores. Estamos cuidando de quem cuida na prestação de serviços a nossa população. Esta é a primeira de tantas outras ações de Saúde, que nossos servidores vão ter acesso direto aos serviços do SUS”, disse ele.
O servidor público do DAE, há 20 anos, senhor Sebastião de Amorim, disse que há mais de 10 anos não faz nenhum exame, só vacinou contra a Covid-19 e garantiu que hoje faria todos os exames disponíveis.
“Vou fazer exames. Por meio dos exames, foi constatado que estou acima do peso e com alteração na pressão arterial. Nada que não possa ser tratado”, disse ele. Relatando ainda que pretende mudar de hábitos para que sua saúde fique perfeita. “Esta ação aqui no DAE me fez pensar sobre o tempo que não cuido da minha saúde. Daqui para frente vou com frequência buscar os serviços de saúde do SUS, que é de graça, né”, disse ele
Ao contrário do senhor Amorim, o servidor público do DAE, Unbaldo Assunção de Campos, de 64 anos, disse que se cuida e frequenta a Unidade Básica de Saúde do seu bairro, Nossa Senhora da Guia.
“Ontem fui ao médico, e fiz um monte de exames. Faço exames preventivos a cada dois anos. Estou com o resultado de alguns exames, e vou mostrar para os médicos aqui hoje. Sempre é bom estar de bem com a nossa Saúde. Hoje muitos colegas poderão se cuidar. Toda ação de prevenção é válida. É muito melhor ser vigilante com a saúde do que correr para o posto somente quando se descobre alguma doença”, alertou ele.