Começam na próxima quarta-feira (26) as inscrições para o curso de extensão “Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Gênero Feminino”, realizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, em parceria com o Centro de Apoio Operacional (CAO) sobre Estudos de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e Gênero Feminino. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de agosto, aqui.
Destinado a membros, servidores e estagiários do Ministério Público brasileiro e integrantes da rede de proteção, o curso terá carga horária total de 40 horas, distribuídas em oito módulos. O objetivo é capacitar os participantes com conhecimentos e habilidades essenciais ao combate à violência de gênero para promover seu desenvolvimento pessoal e profissional, fornecendo uma base sólida de aprendizado e promovendo a aplicação prática dos conceitos abordados.
As aulas serão virtuais e mensais, via plataforma Microsoft Teams, na modalidade de ensino síncrona (ao vivo), das 8h às 11h (horário de Mato Grosso), permitindo a participação ativa dos alunos, que poderão interagir com os professores e colegas em tempo real, esclarecendo dúvidas e compartilhando experiências.
“A ideia é que os participantes possam, no exercício de suas atividades funcionais, aplicar o conhecimento adquirido no curso de extensão. Por isso, integrantes de toda a rede estão convidados, incluindo membros do Juizado Especial, Defensoria Pública, Delegacia de Polícia, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Conselho Tutelar, Casas de Passagem, além de outros Ministérios Públicos”, explicou o coordenador do Ceaf, Antonio Sergio Cordeiro Piedade.
As aulas terão início em 18 de agosto. O primeiro módulo abordará os temas “Reflexões acerca da (in)aplicabilidade dos métodos da justiça restaurativa nos conflitos decorrentes da violência doméstica contra a mulher”, com a promotora de Justiça Gileade Pereira Souza Maia, e “A ética e a ética do cuidado | O Canadá e o tratamento das questões relacionadas aos direitos humanos das mulheres no país”, com o promotor de Justiça Joelson de Campos Maciel.
arquivo(s) anexado(s)