Para alavancar ainda mais a aplicação de vacinas, o Município de Várzea Grande adota uma nova estratégia e prossegue com a campanha de multivacinação neste sábado (23), em 7 pontos diferentes, onde o município ainda não possui cobertura dos serviços de Saúde na Atenção Básica.
Os pontos de vacinação serão em escolas municipais e estaduais sendo eles:
-Emeb Alino Ferreira de Magalhães – localizada no bairro Jardim Maringá.
-Cmei Professora Jajyr Luiza de Campos Untar – Capela do Piçarrão
– Emeb Professora Lúcia Leite Rodrigues – Bairro Novo Mato Grosso
-Emeb Wilson Sodré de Farias – Localizada no Residencial José Carlos Guimarães
– EE José Garcia Neto – Residencial Júlio Domingos de Campos.
-EE Ernandy Maurício Baracat de Arruda – Bairro Nova Fronteira
– Residencial São Benedito: Casa da Dona Selma, localizada na rua Santa Rosa de Lima-Q18 – casa 9 – Segunda Etapa.
O atendimento será das 8h às 17h , horário corrido, ou seja, sem intervalo para o almoço e serão disponibilizadas 19 tipos de vacinas previstas no Calendário Nacional de Imunização para crianças, adolescentes e adultos, além do imunizante contra influenza para pessoas a partir de 6 meses, as doses contra Covid-19 bivalente e contra a gripe.
Segundo o secretário Municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Aparecido de Barros, as Campanhas de incentivo a vacinação infantil são muito importantes, mas também é preciso durante as campanhas adotar estratégias de acordo com a situação territorial do município e ir onde não existe cobertura do Programa Saúde da Família.
“E neste sábado, resolvemos em conjunto, e com o envolvimento dos profissionais de diversas áreas, como Saúde Primária e Vigilância em Saúde, atender os menores de idade moradores destes locais de acesso mais difícil a um postinho de saúde. Então juntos resolvemos abrir estes pontos, para oportunizarmos o maior número de crianças a serem vacinadas e também os adultos. Assim caminhamos para reverter o quadro de queda na cobertura dos imunizantes tradicionalmente aplicados. Por exemplo a vacina tríplice bacteriana que protege contra difteria, tétano e coqueluche, muitas crianças ainda não tomaram nenhuma dose. Vamos verificar e atualizar a carteirinha vacinal de cada criança e adolescentes moradores da nossa cidade. Vamos aproveitar a campanha e irmos onde elas estão. O Objetivo da Saúde Pública é vacinar a todos com os imunizantes disponíveis na Rede SUS e que evitam doenças que podem levar a morte”, disse o secretário.
Confira a lista completa de vacinas disponíveis para crianças e adolescentes menores de 15 anos:
– BCG
– Hepatite A
– Hepatite B
– Penta (DTP/Hib/Hep. B)
– Pneumocócica 10-valente
– Vacina Inativada Poliomielite (VIP)
– Vacina Oral Poliomielite (VOP)
– Vacina Rotavírus Humano (VRH)
– Meningocócica C (conjugada)
– Febre amarela
– Tríplice viral
– DTP (tríplice bacteriana)
– Varicela
– HPV quadrivalente
– dT (dupla adulto)
– dTpa (DTP adulto)
– Meningocócica ACWY