Saúde de Várzea Grande alerta sobre os cuidados para se proteger das altas temperaturas

Manter-se hidratado e comer comidas mais leves, ajudam o organismo proteger a sua saúde

0

A secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande emite o alerta, para a proteção da saúde de todos, principalmente crianças e idosos, sobre os efeitos das altas temperaturas nestes próximos dias.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica que as temperaturas podem ultrapassar os 40º C de 21 a 25 de setembro, em Mato Grosso, com o alerta vermelho.

A causa é uma forte massa de ar quente que predomina no país. Essa onda de calor demanda cuidados com a saúde, principalmente entre crianças e idosos, já que o tempo seco e a baixa umidade do ar podem levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, e até infarto.

O secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, disse que neste período de muito calor é frequente a superlotação nas unidades de saúde com crianças e idosos, em estado de desidratação, por isso o alerta é necessário para toda a população.

“O risco de morte por hipertermia – que é quando a temperatura do corpo fica muito elevada – é apontado por causa do calor intenso. Há risco de insolação, principalmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades. O calor extremo, segundo os especialistas, também pode causar mal-estar, desconforto, além de outras alterações na saúde, que exige cuidados. A respiração, a pele, os rins e o coração são algumas das áreas do corpo mais afetadas pelo calor contínuo. A Hidratação, alimentação leve, ajuda a preservar o estado de saúde das pessoas”, alertou o secretário.

Recomendações que Salvam Vidas:

A hidratação, por meio da ingestão de água, ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede é a medida mais importante. O corpo precisa de líquido para manter sua temperatura ideal de funcionamento.

O uso do filtro solar também é muito importante. Ele deve ser aplicado 30 minutos antes de expor-se ao sol para que seja absorvido e deve ser reaplicado a cada duas horas em que permanecer ao sol. O produto deve ser distribuído em todas as partes do corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés.

As refeições devem ser leves, sem gorduras

Para os recém-nascidos, crianças, idosos e pessoas com alguma comorbidade podem não sentir sede. Ofereça-lhes água sempre.

Os cuidados com as pessoas acamadas, o alerta é utilizar roupas leves, oferecer água frequentemente, e manter ambientes úmidos com umidificadores de ar, toalhas molhadas ou baldes de água.

No período de maior calor, tome banho com água ligeiramente morna. Evite mudanças bruscas de temperatura. Proteja-se do sol e do calor. Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;

Diminua os esforços físicos e repouse frequentemente em locais com sombra, frescos e arejados. Em veículos sem ar-condicionado, deixe as janelas abertas e não deixe crianças ou animais em veículos estacionados.

Em dias muito quentes deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e de alimentos pesados, como os gordurosos, que têm digestão mais lenta. Opte por frutas e comidas mais leves que facilitam a digestão e muita água ou sucos sem açúcar.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here