O desembargador Luiz Ferreira da Silva, da Terceira Câmara Criminal, concedeu habeas corpus e colocou em liberdade o ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Célio Rodrigues. A decisão é de terça-feira (24).
Célio estava preso na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, desde o dia 19 de outubro, quando foi alvo da Operação Cartão-Postal, deflagrada pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor).
Ele é acusado de ser um dos líderes da organização criminosa instalada, desde junho de 2022, na gestão da Saúde de Sinop (499 km ao norte de Cuiabá). Os contratos investigados somam mais de R$ 87 milhões.
O desembargador, no entanto, determinou que Célio deverá cumpriu medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica, a proibição de manter contato com outros investigados e ter acesso as dependências da Saúde de Sinop.
Ele lembrou que o ex-secretário já foi alvo de outras operações policiais, que investigavam esquema na Saúde.
“Por derradeiro, considerando que o paciente é também investigado em outras operações, tais como “Cupincha”, “Curare” e “Hypnos”, torna-se prudente a fim de obstar a reiteração delitiva; bem como evitar a aproximação dele dos locais definidos cautelarmente, a fixação, no seu caso específico, da cautelar de monitoração eletrônica”, disse.